|
|
Aluno(a) |
Rita de Cássia Duarte |
Titulo |
O Professor Coordenador das Escolas Públicas Estaduais Paulistas: Análise das Condições de Trabalho e a Construção do Projeto Político-Pedagógico. |
Orientador(a) |
|
Data |
19/12/2007 |
Resumo |
Nesta pesquisa procuramos investigar a percepção dos professores sobre o desempenho do Professor Coordenador da Escola Pública do Estado de São Paulo na busca de ações coletivas que possibilitem melhorias na qualidade de ensino, e se essas ações estão relacionadas à existência de práticas democráticas no interior das escolas. A metodologia utilizada se deu com base na análise de documentos oficiais (leis, decretos, resoluções) bem como em diversas obras de análises sobre a Reforma Educacional implantada no Estado de São Paulo na década de 1990, sobre Gestão Democrática Educacional voltada para uma perspectiva de participação colegiada e na literatura que discute a precarização do trabalho docente. Realizamos também uma investigação focalizada, onde utilizamos para a coleta de dados dois procedimentos: um questionário com questões fechadas, voltadas para o professor, e outro, com uma questão aberta voltada para os Professores Coordenadores. A análise realizada aponta de ambas as partes um descontentamento em relação à atuação dos Professores Coordenadores em suas escolas, que são percebidos como profissionais frágeis, burocráticos e sem uma identidade profissional com seus pares. A curto prazo apresentamos duas propostas voltadas para a melhoria da qualidade de ensino e conseqüentemente para o Professor Coordenador resgatar sua identidade profissional perante seus pares e para si próprio: revitalização dos HTPC enquanto um espaço privilegiado de discussões de âmbito pedagógico coletivo e a defesa de um Projeto Político-Pedagógico autônomo.
Palavras-Chaves: Gestão Democrática, Coordenação Pedagógica, Professor Coordenador, Reformas Educacionais, Trabalho Docente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|