|
|
Aluno(a) |
Humberto Marcondes Estevam |
Titulo |
Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação strictu senso em Educação Escolar: impacto na fomação docente e de pesquisador. |
Orientador(a) |
|
Data |
22/10/2007 |
Resumo |
Este estudo teve por objetivo verificar a trajetória dos egressos do curso de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, suas expectativas e perspectivas. Foram incluídos para a amostra, trinta e seis sujeitos, destes, vinte e um (58%) são mestres e quinze (42%) são doutores, trinta e um (86%) do gênero feminino e apenas cinco (14%) do gênero masculino. A maioria deles freqüentou escolas públicas. As bolsas do Mestrado (33%) e do Doutorado (53,33%). As razões que levaram os sujeitos a ingressarem no Mestrado e no Doutorado foram a busca da carreira docente e o anseio de realizar pesquisa. A estrutura do programa e corpo docente foi considerada muito boa. Verifica-se ainda que a maioria não se dedicou integralmente ao curso. A produção científica é de (83%), a publicação da Dissertação e/ou Tese é de 28%. Cerca de (40%) atuam como orientadores de trabalhos e cinqüenta e dois o número de orientação e de cerca de duzentos e setenta o de trabalhos já orientados. Observa-se que a maioria dos sujeitos atua como docentes em Instituições públicas em nível da educação básica, tendo uma renda média que varia entre seis e dez salários mínimos. A maioria escolheria a mesma profissão, cursaria tanto o Mestrado quanto o Doutorado, optariam pela mesma área na Graduação e escolheriam o mesmo orientador. O estudo aponta que o medo da exclusão, da marginalização e as exigências da nova ordem mundial fazem com que esta realidade simbólica caracterize a educação como algo a ser consumido.
Palavras Chave: Educação. Avaliação Egressos. Formação Docente. Perfil Egressos. Formação Pesquisador. Educação Escolar. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|