|
|
Aluno(a) |
Ione Arsenio |
Titulo |
Análise dos obstáculos à inclusão escolar da pessoa com deficiência |
Orientador(a) |
|
Data |
12/09/2007 |
Resumo |
Nossa investigação procurou identificar a partir de pesquisas sobre inclusão escolar, quais os obstáculos que estas apontavam para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Escolhemos atuar na identificação de obstáculos que porventura dificultam a inclusão escolar do aluno com deficiência, pois só através da identificação destes e de suas múltiplas origens e intensidades, é que se pode a partir da tentativa de superá-los, caminhar para uma escola que procure atender a todos de acordo com as suas especificidades. Nesse sentido, foi escolhido como objeto de pesquisa dissertações e teses produzidas nas principais universidades paulistas. Para tanto, o método utilizado foi a análise documental e a investigação a do tipo qualitativo. Estabelecemos como critério que estes estudos deveriam estar compreendidos entre os anos de 1998 a 2005. Foram elencados 73 estudos sobre inclusão escolar da pessoa com deficiência dos quais 24 foram lidos. Os obstáculos encontrados nestes estudos foram distribuídos em seis categorias para análise. Pudemos perceber que alguns obstáculos identificados não dificultam somente à inclusão escolar da pessoa com deficiência, mas compromete a própria qualidade da instituição escolar, e um fator que nos chamou a atenção foi que 47,8% dos estudos apontaram ser o despreparo do professor o principal obstáculo à inclusão da pessoa com deficiência o que demonstra que a discussão sobre inclusão necessita ser ampliada, pois se encontra ainda bastante envolvida com o pensamento ideológico dominante no qual se culpabiliza o professor pela baixa qualidade do ensino e o transforma no principal entrave para a inclusão escolar.
Palavras-chave: inclusão escolar; obstáculos à inclusão escolar; pessoa com deficiência; formação do professor; necessidades educacionais especiais |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|