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			| Aluno(a) | 
			Maria de Fátima Sartori de Carli | 
		 
		
			| Titulo | 
			O Professor e sua formação: O impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			27/08/2007 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Como os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências  sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC  Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos. Como recuo (na verdade não acredito que esta seja a designação correta, visto que pela colocação dos professores, nem mesmo se caminhou) destaca-se o fato de os professores continuarem a não ser ouvidos durante a concepção dos programas de formação a eles destinados e, por outro lado, a constatação de que enquanto a formação dos professores permanecer tutelada à academia e ao Estado, os professores não desenvolverão a autonomia em relação ao seu processo formativo. A generalização desta pesquisa é factível a partir do momento em que se rompa com as certezas, principalmente a de que uma formação de qualidade é garantida nos bancos universitários e que o professor é ouvinte do próprio processo formativo. O discurso que 8 afirma ser o professor um produtor de conhecimento está desgastado pelo uso e, muito mais do que se configurar em uma realidade aceita pelas universidades, especialistas e ensaístas, tornou-se um slogan que precisa ser superado. 
Palavras-chave 
Professores  Formação Continuada  Trajetória Profissional  Impacto da Formação | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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