UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Francini Lopes Gomes
Titulo Lineamentos sobre a atividade mediadora em Vygotski
Orientador(a)
Data 24/08/2007
Resumo Este trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora consubstanciada por Vygotski, de modo a explicitar que a mesma de conceito se alça à categoria, na medida em que constitui uma apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e psiquismo humanos. Em virtude dos processos objetivos que a atividade mediadora propicia, ela possibilita a apreensão das objetivações humano-genéricas e, nesse sentido, aponta um caminho para a plena individuação humana.
Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na leitura imanente das principais obras vygotskianas História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores, e Pensamento e Linguagem, bem como na obra conjunta de Vygotski e Luria Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança. Também realizou-se o cotejamento da ontologia marxiana apreendida por Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979) e (1981).


Palavras-chave: atividade mediadora, mediação, vygotski, linguagem, ontologia do ser social.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara