|
|
Aluno(a) |
Francini Lopes Gomes |
Titulo |
Lineamentos sobre a atividade mediadora em Vygotski |
Orientador(a) |
|
Data |
24/08/2007 |
Resumo |
Este trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora consubstanciada por Vygotski, de modo a explicitar que a mesma de conceito se alça à categoria, na medida em que constitui uma apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e psiquismo humanos. Em virtude dos processos objetivos que a atividade mediadora propicia, ela possibilita a apreensão das objetivações humano-genéricas e, nesse sentido, aponta um caminho para a plena individuação humana.
Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na leitura imanente das principais obras vygotskianas História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores, e Pensamento e Linguagem, bem como na obra conjunta de Vygotski e Luria Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança. Também realizou-se o cotejamento da ontologia marxiana apreendida por Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979) e (1981).
Palavras-chave: atividade mediadora, mediação, vygotski, linguagem, ontologia do ser social. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|