UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Bárbara Negrini Lourençon
Titulo PEC Formação Universitária: análise e discussão dos novos modelos formativos do Estado de São Paulo
Orientador(a)
Data 24/08/2007
Resumo O trabalho aqui apresentado preocupa-se em compreender os caminhos da política destinada à formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental em nível superior. Para abordar esta questão de forma um pouco mais concreta, delineamos o objeto de pesquisa acerca do Programa PEC Formação Universitária sob a perspectiva de tratar-se de um novo modelo de política de formação de professores. A análise do referido Programa torna-se pertinente por ter sido pioneiro no Estado de São Paulo em oferecer formação em nível superior em caráter especial de formação em exercício e pela abrangência em termos de números de professores atendidos. Vale ressaltar ainda que o Programa tornou-se referência para criação de cursos similares. Este trabalho partiu de questões iniciais como: Propostas como esta estão elaboradas sob quais elementos fundadores? Quais são seus pressupostos teóricos e metodológicos? Em qual contexto estão inseridas tais propostas? As políticas que propõem a formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental, priorizando os aspectos práticos do trabalho docente em detrimento de uma formação que contemple de maneira sólida os fundamentos da educação, podem ser entendidas como um fator de melhoria da qualidade de ensino? Essas propostas oferecem vantagens? Trazem desvantagens? Neste sentido, o trabalho desenvolveu-se através da análise dos documentos fundadores do Programa e também de um documento avaliativo emitido pela Fundação Carlos Chagas. É importante considerar também o contexto da reforma de Estado no Brasil levada a cabo a partir da década de 1990 e em que medida tal fato vem influenciando a gestão de políticas públicas educacionais, especialmente na formação de professores para o citado nível de ensino. A análise do material estudado apontou que o Programa foi capaz de promover mudanças na prática de professores, mas ainda é difícil mensurar em que medida tais mudanças podem refletir na melhoria da qualidade do ensino público brasileiro. Foi possível verificar que este tipo de programa organiza-se de modo a aproveitar estudos anteriores e prática pedagógica, visando redução do tempo e dos gastos com a formação de professores, aspectos esses que vão ao encontro das determinações correntes na política de formação professores. Fundado sobre um eixo curricular que privilegia os aspectos práticos em detrimento de uma formação que valorize o conhecimento teórico e acadêmico – desejáveis para a formação que se pretenda em nível superior - verifica-se ainda que esta proposta de formação fundamenta-se numa epistemologia da prática


Palavras-chave: Formação de professores. Política educacional. Modelos formativos. PEC Formação Universitária.
Tipo Defesa-Mestrado
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