|
|
Aluno(a) |
Isabella Fernanda Ferreira |
Titulo |
Discurso das Competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. |
Orientador(a) |
|
Data |
03/08/2007 |
Resumo |
Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a teoria da Pedagogia das Competências formulada, especialmente, por Philippe Perrenoud, e sua influência na formação de professores da educação básica no Brasil. Para tanto procuramos em um primeiro momento efetuar o estudo das obras de Philippe Perrenoud, com o objetivo de compreender a sua proposta pedagógica para a formação de professores; o estudo dos documentos normativos construídos ao longo dos dez últimos anos sobre a formação de professores no Brasil; o estudo de outras produções acadêmicas que se preocuparam com a mesma temática, ainda que com questões diferentes. Em um segundo momento, o trabalho se preocupou em estabelecer as seguintes análises subdivididas em duas grandes categorias: a análise da apropriação da política educacional brasileira da pedagogia das competências para a formação de professores da educação básica e a análise dos slogans ideológicos construídos e suas contradições, tanto pela teoria da pedagogia das competências como da política educacional brasileira. Terminadas estas análises, a presente dissertação defende a central idéia de que a pedagogia das competências tem colaborado para o que os frankfurtianos denominam de semiformação cultural dos docentes da educação básica no Brasil.
Palavras-chave: pedagogia das competências, Escola de Frankfurt, semiformação cultural, formação de professores, estruturalismo, funcionalismo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|