|
|
Aluno(a) |
Vânia Mesquita Trindade Silva |
Titulo |
Formação docente em filosofia para crianças. |
Orientador(a) |
|
Data |
10/08/2007 |
Resumo |
O foco deste estudo é procurar descrever e analisar a questão da formação docente na área de Filosofia para Crianças devido a duas questões centrais: a de que defendemos a introdução da filosofia nas escolas de ensino infantil e fundamental e também o fato de que nos preocupamos, para tanto, com a qualidade da formação docente que os professores recebem atualmente. Como o filósofo pioneiro na criação de um programa de ensino de filosofia para crianças foi Matthew Lipman, analisaremos os fundamentos e as diretrizes de seus estudos e, em seguida, buscaremos descrever como ocorre a formação dos professores de Filosofia pra Crianças no Brasil, através do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) e também das iniciativas de alguns movimentos alternativos à proposta de Lipman, nos concentrando nos estudos de Walter Omar Kohan e Paula Ramos de Oliveira. Também procuraremos fazer uma breve descrição de como se encontra a formação e o trabalho docente hoje. A nossa base teórica para se pensar um conceito de formação está na escola de Frankfurt, em especial, nos textos de Theodor W. Adorno sobre educação, formação e semiformação.
Palavras-Chave: Crianças. Ensino. Experiência. Filosofia. Formação. Professor. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|