UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ladimari Toledo Hoeppler
Titulo Professor da educação infantil e a criança com deficiência: mediações que se estabelecem no contexto imediato.
Orientador(a)
Data 02/07/2007
Resumo A presente pesquisa realizou-se nos anos de 2004 e 2005, na Rede Municipal de Ensino – Centro de Educação e Recreação (CERs), com o objetivo de identificar as mediações existentes entre a professora da educação infantil e seu aluno com deficiência, verificando as concepções desta profissional em relação à deficiência e à inclusão, bem como, analisar as relações que se estabelecem no interior da sala de aula entre o referido aluno com seus colegas de classe. Analisar o contexto mais ampliado, a partir dos depoimentos dos seus gestores, a fim de compreender os mecanismos de encaminhamentos, avaliações e suportes especializados ao processo de inclusão, também foi alvo da investigação. Trouxe na pesquisa a Perspectiva Ecológica de Bronfenbrenner (1979/1996), como teoria central, sendo que a análise dos dados foram obtidos a partir desse modelo. Utilizou-se três métodos para a coleta dos dados, entrevista, observação e questionário. A triangulação fez parte da investigação, entrecruzando as informações trazidas pelas participantes. A pesquisa constatou que as concepções que as profissionais traziam diante a temática, dificultava a mediação e a interação com crianças com deficiência. Finaliza-se o estudo com a certeza de que ouvir as profissionais da educação infantil é essencial á compreensão frente ao processo da inclusão.


Palavras-chave: Inclusão escolar – educação infantil – professora - mediações – perspectiva ecológica.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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