|
|
Aluno(a) |
Ladimari Toledo Hoeppler |
Titulo |
Professor da educação infantil e a criança com deficiência: mediações que se estabelecem no contexto imediato. |
Orientador(a) |
|
Data |
02/07/2007 |
Resumo |
A presente pesquisa realizou-se nos anos de 2004 e 2005, na Rede Municipal de Ensino Centro de Educação e Recreação (CERs), com o objetivo de identificar as mediações existentes entre a professora da educação infantil e seu aluno com deficiência, verificando as concepções desta profissional em relação à deficiência e à inclusão, bem como, analisar as relações que se estabelecem no interior da sala de aula entre o referido aluno com seus colegas de classe. Analisar o contexto mais ampliado, a partir dos depoimentos dos seus gestores, a fim de compreender os mecanismos de encaminhamentos, avaliações e suportes especializados ao processo de inclusão, também foi alvo da investigação. Trouxe na pesquisa a Perspectiva Ecológica de Bronfenbrenner (1979/1996), como teoria central, sendo que a análise dos dados foram obtidos a partir desse modelo. Utilizou-se três métodos para a coleta dos dados, entrevista, observação e questionário. A triangulação fez parte da investigação, entrecruzando as informações trazidas pelas participantes. A pesquisa constatou que as concepções que as profissionais traziam diante a temática, dificultava a mediação e a interação com crianças com deficiência. Finaliza-se o estudo com a certeza de que ouvir as profissionais da educação infantil é essencial á compreensão frente ao processo da inclusão.
Palavras-chave: Inclusão escolar educação infantil professora - mediações perspectiva ecológica. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|