|
|
Aluno(a) |
Ligiane Raimundo Gomes |
Titulo |
Moralidade e respeito ao meio ambiente em crianças e adolescentes: a construção da "Moral Ecológica" |
Orientador(a) |
|
Data |
06/07/2007 |
Resumo |
A presente pesquisa buscou investigar se a aquisição da noção de respeito ao meio ambiente, que denominamos moral ecológica, é construída durante o desenvolvimento infantil, solidariamente à construção da moralidade, pressupondo que a noção de respeito no domínio ecológico é a mesma que fundamenta a conquista da autonomia moral. Para esta investigação, foi tomada uma amostra de 15 participantes, sendo cinco por faixa etária de 6 a 8 anos, 10 a 11 anos e 13 a 15 anos. Mediante o método clínico piagetiano, contava-se às crianças e adolescentes dois conjuntos de histórias: três histórias foram retiradas dos estudos de Piaget sobre a moralidade, focalizando a consciência das regras e as noções de mentira e justiça, e outras quatro histórias hipotéticas foram formuladas especificamente para estudar o respeito ao meio ambiente, focalizando, respectivamente, a coleta seletiva, a extinção das aves, a poluição de um rio e o corte de árvore. Os depoimentos dos participantes foram analisados segundo o referencial teórico de Piaget no que se refere à moralidade, recorrendo-se, também, a alguns estudiosos que ao longo dos anos vêm ampliando o campo de aplicação da teoria piagetiana. A análise dos dados nos permitiu estabelecer três níveis para o desenvolvimento da noção de respeito ao meio ambiente, comprovando que a moral ecológica tem uma dimensão psicogenética e que existe relação entre o desenvolvimento da moralidade e a aquisição da moral ecológica.
Palavras-chave: desenvolvimento, moralidade, moral ecológica, educação ambiental, educação escolar e temas transversais. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|