|
|
Aluno(a) |
Márcia Rita Mesquita Ferraz de Arruda |
Titulo |
Cultura, Comunicação e Educação: As contribuições da escola de Palo Alto para uma antropologia da Educação. |
Orientador(a) |
|
Data |
14/06/2007 |
Resumo |
Esse trabalho pretende ser uma contribuição à antropologia da educação, tendo em vista mostrar a fertilidade das idéias da Escola de Palo Alto para se pensar o trinômio cultura, comunicação e educação. Trata-se do refinamento do conceito de cultura, entendendo-a como organizadora do real social e mediadora das práticas simbólicas veiculadas pela educação, no que se constituem os grupos sócio-culturais e as instituições sociais. Considerar-se-ão, também, em seus sentidos ampliados, os conceitos de educação, uma vez que todo grupo social organiza e educa, dando as formas e figuras dos comportamentos sociais, e de comunicação enquanto base mediadora da realidade sócio-cultural dos comportamentos e atitudes sociais, fazendo circular os valores dos grupos e daquelas instituições.Palavras-chave: Cultura. Comunicação. Educação. Escola de Palo Alto. Antropologia. RÉSUMÉCe travail ce propose dêtre un apport à lanthropologie de léducation. Pour dégager la fertilité des idées de lÉcole de Palo Alto, il sapplique à réfléchir sur le trinôme culture, communication et éducation. Il sagit du raffinement du concept de culture; la culture y est comprise comme organisatrice du réel social et médiatrice des pratiques symboliques véhiculées par léducation dont groupes socioculturels et institutions sociales sy constituent. Il faut aussi considérer, dans un sens plus large, les concepts déducation, car chaque groupe social organise et éduque. puisquainsi se donnent les fonds et les figures des comportements sociaux, la communication aussi. Sont ces médiateurs de la réalite socioculturel e des comportements sociaux qui font circuler les valeurs des groupes et de institutions. Mots-clés: Culture. Communication. Éducation. École de Palo Alto. Anthropologie. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|