|
|
Aluno(a) |
Sandra Oliva de Almeida |
Titulo |
Uma ação inovadora na política educacional - O caso do consórcio intermunicipal de educação do Leste Paulista |
Orientador(a) |
|
Data |
29/03/2007 |
Resumo |
A implementação de convênios com as universidades, na década de 1980, a fim de que fossem ofertadas ao quadro do magistério oportunidades de aperfeiçoamento mais adequadas às necessidades e peculiaridades das diferentes escolas de cada região do estado, teve uma repercussão favorável na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Além disso, o esforço da Unesp em atuar junto à rede pública de ensino fundamental se expressava na temática de algumas pesquisas, que poderiam contribuir para efetuar um diagnostico regional preciso das condições da rede escolar do estado. Dada a característica multi-regional, à atuação da Unesp na cidade de São José do Rio Pardo, entre 1988 e 1990, teve uma grande repercussão nos municípios vizinhos em relação às ações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa em Educação Escolar, criado pela própria Universidade em 1988. Por essa é poça havia a desejada encampação da Faculdade de Filosofia local à Unesp. Então como resposta a esses problemas desenvolveu-se u projeto, viabilizado pela Unesp, para compor um sub-sistema regional com 10 municípios envolvendo três faculdades São José do Rio Pardo, Mococa e uma nova unidade a ser criada em Casa Branca procurando articular desde a pré-escola, passando pelo 1º e 2º graus até o ensino superior; e as instancias públicas: Federa, estadual e Municipal. Esse projeto foi o Consórcio Intermunicipal de Educação do Leste Paulista, e é sobre essa iniciativa que incide o estudo aqui relatado, ou seja, investigar sua proposição, problematizando o surgimento e a implementação do Consorcio Intermunicipal de Educação do Leste Paulista e o papel da Unesp. A relevância do trabalho está na coleta e sistematização de informações sobre uma ação inovadora para organizar um sub-sistema regional de educação pública que buscasse a qualificação do atendimento nessa área, desde a pré-escola até o ensino superior. Essa idéia impõe que se considere, ainda que de modo breve, conceitos sobre regionalização, consorcio e ações inovadoras que dêem suporte para a compreensão um pouco mais aprofundada sobre o que aqui se apresenta. Para tanto foram feitos levantamentos de fontes junto à Unesp, Centro de Estudos e pesquisas de administração Municipal (Cepam), Secretaria de educação do Estado de São Paulo, Prefeituras Municipais do Leste Paulista e arquivos pessoais de profissionais envolvidos no processo. A análise da documentação gerou a possibilidade de reorganizar as informações em três eixos: a educação na região leste paulista; fundamentos acadêmicos-políticos; os argumentos utilizados para a proposta da criação do consórcio e as ações desenvolvidas para a efetivação da proposta e seus desdobramentos.
Palavras-chave: formação de professores; consórcio municipal de educação; regionalização; inovação; articulação; política educacional. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|