UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Gisele Camilo Brunetti
Titulo O trabalho docente face ao atendimento da faixa etária de 6 anos no ensino fundamental: um estudo a partir das manifestações de um grupo de professoras alfabetizadoras no município de Araraquara.
Orientador(a)
Data 23/03/2007
Resumo RESUMO

Esta pesquisa analisou o trabalho realizado por um grupo constituído por três professoras alfabetizadoras face ao atendimento da faixa etária de 6 anos no ensino fundamental no município de Araraquara com a implantação da Escola Interativa.
Visando identificar os possíveis desafios, bem como, as iniciativas promovidas pelas docentes para superá-los, tomou-se como referência as próprias manifestações do grupo, as quais foram organizadas sob três focos de análise: 1) manifestações sobre a proposta da Escola Interativa e o seu processo de implantação; 2) manifestações sobre a organização pedagógica no interior da escola e, 3) manifestações sobre o trabalho realizado. Para isso, os procedimentos metodológicos abrangeram: análise documental, observação semi-estruturada e entrevistas.
Os resultados revelaram que a proposta era caracterizada mais pelos arranjos materiais do que propriamente por uma reformulação pedagógica para atender às necessidades dessas crianças. Assim, notou-se que, apesar da existência de espaços físicos estruturalmente diferenciados para contemplar uma abordagem lúdica nas práticas, a ênfase do trabalho recaía sobre a aquisição da escrita. Essa configuração do trabalho, portanto, parecia aproximá-lo dos objetivos postos para as classes de 1ª série, contradizendo a orientação da medida política de não prever para esses alunos apenas a mera antecipação do ensino fundamental.
O grupo de professoras ao estabelecer a atuação em parceria como mecanismo para enfrentamento das dificuldades identificadas e, alguns consensos baseados em suas experiências profissionais para organizar o trabalho, ainda que mediante algumas contradições pedagógicas, vinha obtendo bons resultados junto aos alunos.

Palavras-chaves: trabalho docente, proposta político-pedagógica da Escola Interativa; professoras alfabetizadores, trabalho em parceria, implantação de medidas políticas, desafios docentes.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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