|
|
Aluno(a) |
Silvana Calvo Tuleski |
Titulo |
A Unidade Dialética entre Corpo e Mente na Obra de A. R. Luria: Implicações para a Educação Escolar e para a Compreensão dos Problemas de Escolarização. |
Orientador(a) |
|
Data |
09/03/2007 |
Resumo |
A presente pesquisa, de natureza conceitual, teve como objetivo compreender a obra de A. R. Luria (1902-1977) como determinada pela concretude de seu contexto histórico: a Rússia pós-revolucionária como marco inicial de seus estudos e pesquisas e, posteriormente, a União Soviética sob o regime stalinista. Para isso, foi realizada pesquisa das publicações deste autor, evidenciando a crescente sistematização dos conceitos e método para a compreensão da constituição da consciência humana, tomando-se por base seus fundamentos filosóficos e epistemológicos. Os estudos de Luria foram organizados por etapas - antes de Vigotski, em conjunto com ele e após sua morte - devido ao aparente redirecionamento dado às suas pesquisas durante o stalinismo, que o fez concentrar-se mais na área da neuropsicologia. Suas obras mais conhecidas no Ocidente quando desligadas de seus fundamentos marxistas, vêm dando base a apropriações indevidas de seus conceitos e associações a autores cuja base epistemológica é contrária. Assim, demonstrou-se que apenas o resgate da obra luriana em seu conjunto, bem como de seus fundamentos marxistas possibilita compreender o funcionamento cerebral como materialização das funções psicológicas superiores, de origem cultural, opondo-se ao reducionismo biológico ou subjetivo, hegemônico na atualidade. A unidade dialética corpo/mente, indivíduo/sociedade que se dá por meio do trabalho ou da atividade humana, tal como demonstrada por Luria, permite entender os problemas de escolarização como constituídos historicamente, indicando enfrentamentos práticos para a crescente patologização dos indivíduos na escola. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|