UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marcia Cristina de Souza Bueno
Titulo Formação contínua em serviço: um estudo com os profissionais dos centros de educação infantil
Orientador(a)
Data 08/03/2007
Resumo RESUMO
Sabendo-se que o processo de formação em serviço é um fator importante para o desenvolvimento de um corpo profissional melhor preparado, a pesquisa tem por objetivo identificar quais são os espaços de formação oferecidos para os profissionais dos centros de educação infantil, buscando entender de que forma esse trabalho tem sido realizado, através da metodologia, do conteúdo e da visão dos profissionais em relação as ações desenvolvidas.
Utilizou-se para esta pesquisa alguns instrumentos metodológicos de abordagem qualitativa: observação e entrevistas Esses recursos foram utilizados com a finalidade de apreender as ações desenvolvidas nos espaços formativos e também compreender o modo como os profissionais concebem essas práticas.
Dentre os espaços de formação oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação aos profissionais dos Centros de Educação Infantil escolheu-se pesquisar: as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo oferecido às professoras e as auxiliares de desenvolvimento infantil e as Reuniões Pedagógicas oferecidas às babás. Vale ressaltar que o termo babá é uma denominação específica do local pesquisado.
Foram entrevistadas seis coordenadoras dos Centros, seis auxiliares de desenvolvimento infantil, quatro professoras, doze babás, três coordenadoras pedagógicas e uma diretora de departamento de creche.
O trabalho estruturou-se da seguinte forma: no primeiro capítulo foi feita uma exposição a respeito da educação infantil no contexto brasileiro e a influência da Constituição de 1988 , bem como das leis decorrentes para o campo. No segundo capítulo tratou-se da importância da formação dos profissionais da educação infantil, destacando a contribuição teórica de diversos autores. No terceiro capítulo, foi realizada a descrição da rede pesquisada, bem como a metodologia anunciada. No quarto capítulo foi exposta a identificação dos espaços formativos, os conteúdos, as estratégias e a visão dos profissionais.
Os resultados alcançados revelam que para se ter resultados nos processos de formação contínua em serviço é importante que os responsáveis pela educação infantil no Município sejam preparados para atuarem como formadores de suas equipes, pois é imprescindível que primeiro as concepções dos dirigentes sejam renovadas, para que então possa haver exigências dos profissionais que lidam diretamente com as crianças.

Palavras-Chave: Educação Infantil, formação do profissional em serviço, grupo de trabalho, contexto municipal

ABSTRACT
It is known that the process of teacher development in service is an important factor to the professional life, this research has the goal to identify which are the opportunities offered to the professionals of the Centers of Children Education, and try to understand how this work has been done, through the methodology, the content and the point of view of the professionals about their actions.
It was used for this research some methodological instruments with the qualitative approach : observation and interviews. Theses resources were used to learn the actions that were used to learn the actions that were developed in teachers reflections meetings and to try o understand how the professionals practice their believes.
Among all the opportunities of development offered to the “ Secretaria Municipal de Educação” to the professionals of the Center of Children Education was chosen to be researched : “the moments of the group pedagogy work”, how it has been offered to the teachers and baby sitters. It is important to remember that “baby sitter” is an especific term used in the place where the research was realized.
It was interviewed six coordinators of the Center, six auxiliars of children development, four teachers, twelve baby sitters, three pedagogy coordinators and one principal of the school departament.
The work was organized by this way : in the first chapter was done an exposition about the Children Education in Brazilian context and the influence about 1988 constitution, as the laws about this area of study, too. In the second chapter was about the importance of the development of Children Education. In the third chapter was realized the description of the net of school researched and the announced methodology. In the fourth chapter was showed the identification of the development in groups, the contexts, and the strategiesof the professionals point of view.
The results reveal that to get answers in the process of teachers development in service is important that the responsibles for the Children Education in the municipality need to be prepared to act as organizers of groups, because is important that their conceptions be motivated to appear new questions to the professionals who work with these children.

Key words : Children Education, professional development in service, group of work, municipality context.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara