UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Lidiane Teixeira Brasil Mazzeu
Titulo Formação Continuada de Professores: uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente
Orientador(a)
Data 08/03/2007
Resumo RESUMO

O presente trabalho consiste numa análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente em meio as reformas político-educacionais na década de 1990. Toma como referência os materiais que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), implementado pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação a partir do ano de 2001. Investiga os pressuposto teóricos e epistemológicos subjacentes aos programas de formação continuada de professores, à luz das contribuições da pedagogia histórico-crítica referentes à formação humana, ao trabalho educativo e à educação escolar. O desenvolvimento da argumentação se estrutura sobre as temáticas: das vinculações entre a reestruturação produtiva e as reformas político-educacionais da década de 1990; das relações entre as transformações no mundo do trabalho e as demandas para a educação; da profissionalização docente nos documentos oficiais; e, dos conteúdos dos processos de formação continuada de professores.

Palavras-chave: Trabalho Educativo; Formação Continuada de Professores; PROFA.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara