|
|
Aluno(a) |
Lidiane Teixeira Brasil Mazzeu |
Titulo |
Formação Continuada de Professores: uma análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente |
Orientador(a) |
|
Data |
08/03/2007 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho consiste numa análise crítica sobre as perspectivas oficiais de capacitação docente em meio as reformas político-educacionais na década de 1990. Toma como referência os materiais que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), implementado pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação a partir do ano de 2001. Investiga os pressuposto teóricos e epistemológicos subjacentes aos programas de formação continuada de professores, à luz das contribuições da pedagogia histórico-crítica referentes à formação humana, ao trabalho educativo e à educação escolar. O desenvolvimento da argumentação se estrutura sobre as temáticas: das vinculações entre a reestruturação produtiva e as reformas político-educacionais da década de 1990; das relações entre as transformações no mundo do trabalho e as demandas para a educação; da profissionalização docente nos documentos oficiais; e, dos conteúdos dos processos de formação continuada de professores.
Palavras-chave: Trabalho Educativo; Formação Continuada de Professores; PROFA. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|