|
|
Aluno(a) |
Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta |
Titulo |
Necessidades formativas e estratégias de formação contínua de professores: observação e análise de um programa de formação de professores. |
Orientador(a) |
|
Data |
02/03/2007 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo a análise de necessidades de formação contínua tendo em com vista à busca de observação de estratégias formativas.
Dentro do contexto educacional contemporâneo, a formação contínua é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina, e que está em constante desenvolvimento. A formação de professores vem assumindo posição de destaque nas discussões relativas às políticas públicas, bem como nas investigações e publicações da área.
O estudo da questão da formação contínua de professores envolve um número considerável de autores que aponta a insuficiência da formação inicial para o desenvolvimento profissional do professor, além de também destacar a importância de se levar em conta a análise de necessidades formativas dos professores. Esse consenso põe em destaque a necessidade de se pensar uma formação continuada que valorize tanto a prática realizada pelos docentes no cotidiano escolar quanto o conhecimento que provém das pesquisas, de modo a articular teoria e prática na formação e na construção do conhecimento profissional do professor.
Tendo essa perspectiva como pano de fundo, procuramos, neste trabalho, caracterizar a formação continuada de professores que acontece num programa da Rede Municipal de Educação de Araraquara. Participaram do programa professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, de crianças de 6 anos em fase de alfabetização, no momento das transições legais que altera a idade de ingresso das crianças no Ensino Fundamental.
A análise dos dados evidencia os problemas enfrentados pelos professores na execução de sua ação profissional, além das dificuldades em organiza-las diante das constantes alterações legais. Também permitiu constatar algumas estratégias formativas que auxiliam no processo de reflexão profissional e situar o lugar das análises de necessidades no processo formativo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|