| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Cristiane Marcela Pepe | 
		 
		
			| Titulo | 
			Processos de aprendizagem e motivação de professores de ensino fundamental I | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			22/02/2007 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O que motiva, para a aprendizagem de novos conhecimentos, professores que atuam nas quatro primeiras séries do ensino fundamental constitui o foco da pesquisa aqui relatada. A hipótese que a norteia é a de que processos de formação inicial e continuada não têm sido suficientes para motivar os(as) professores(as)  para novas aprendizagens e para mudanças efetivas em suas práticas pedagógicas. São questões a serem investigadas: O que motiva os professores alfabetizadores a novas aprendizagens sobre a profissão? Como suas biografias pessoais influenciam em seus processos de aprendizagem e motivação? Como os cursos de Formação Inicial e Continuada de professores motivam esses profissionais para a aprendizagem de novos conteúdos e como entendem e trabalham com esse processo de aprendizagem? Qual a imagem que os professores possuem de si próprios enquanto aprendizes?Como aparece nos textos oficiais para formação de professores a questão da aprendizagem desses profissionais?  e objetivos a serem alcançados na pesquisa: investigar como professores de Ensino Fundamental I percebem e expressam sua motivação e aprendizagem da docência em seu trabalho e em seu processo de formação, identificando elementos presentes nesses processos que contribuam para compreensão do processo de formação de professores como aprendizes adultos. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritivo-analítica dos processos de aprendizagem e motivação manifestos por 10 professoras em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Maceió-Al. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras com auxílio de roteiro construído e testado com essa finalidade específica. Os dados coletados foram mapeados e são apresentados em Quadros-síntese, a partir dos seguintes eixos ou chaves de análise: dados identificadores iniciais, história de vida, cotidiano pessoal, vida profissional, visão do próprio trabalho e desempenho, percepção e conhecimento sobre os alunos e seus desempenhos, visão da profissão, motivação para aprender, concepção de aprendizagem. Fornecem apoio teórico para o estudo, autores como: Giroux, Apple e Pérez Gómez. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |