|
|
Aluno(a) |
Luciene Cerdas Vieira |
Titulo |
As práticas das professoras alfabetizadoras como objeto de investigação: Teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo (1980-2005) |
Orientador(a) |
|
Data |
23/02/2007 |
Resumo |
Esta dissertação objetiva investigar o que as pesquisas com foco nas práticas das alfabetizadoras dizem a respeito dos procedimentos de alfabetização, práticas e saberes que caracterizam a atuação das professoras em sala de aula. Compõem o corpus desta pesquisa bibliográfica 8 teses e 32 dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo no período de 1980 a 2005. O referencial teórico no qual se baseia esta dissertação contempla textos desse período que colaboraram na revisão do processo de alfabetização e nas discussões sobre as práticas das alfabetizadoras. Organizaram-se as pesquisas em três focos temáticos: procedimentos de alfabetização, práticas docentes, saberes docentes. Os resultados deste estudo permitiram maior visibilidade aos aspectos específicos abordados pelos pesquisadores e ao que vem sendo concluído por eles a respeito das práticas das alfabetizadoras. Os dados obtidos sugerem que, apesar das especificidades de cada estudo, os resultados apresentados por eles são reiterativos, apontando que os professores têm dificuldades em conceituar, organizar e conduzir a alfabetização na perspectiva construtivista. Também estão presentes nas pesquisas aspectos dificultadores e facilitadores das práticas das alfabetizadoras, sugerindo que suas práticas mesclam concepções e procedimentos construtivistas que elas não compreenderam totalmente, com concepções e procedimentos que já utilizavam. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|