UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sandra Marcia Campos Pereira
Titulo Projeto Nordeste de Educação Básica e o Fundescola: uma análise do discurso governamental e do Banco Mundial sobre a qualidade da Educação
Orientador(a)
Data 26/02/2007
Resumo A questão educacional, no Brasil, na década de 1990 foi o centro de muitas discussões. Entre os vários enfoques dados à educação, chama atenção a presença constante da expressão qualidade da educação no discurso de segmentos da Sociedade Civil como o Coned, do Governo Brasileiro e do Banco Mundial. Nesta pesquisa, o objetivo é investigar o discurso do Banco Mundial e do Governo Brasileiro sobre qualidade da educação por meio da análise do Projeto Nordeste e do Fundescola, ambos financiados pelo Bird. Nossa hipótese é de que o discurso da qualidade da educação substitui oficialmente o discurso da democratização da educação, reduzindo as demandas de reivindicações de segmentos educacionais. A metodologia utilizada é a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. A pesquisa aponta para o fato de que o enunciado qualidade da educação torna-se verdadeiro ao ser proferido por vários sujeitos e partindo de vários lugares. Entretanto, não possui o mesmo significado, pois pertencem a formações discursivas diferentes. A qualidade assume a centralidade no cenário educacional no lugar da democratização, reduzindo o sentido desta, esvaziando e/ou apagando suas construções históricas. A democratização, bandeira de luta de segmentos ligados à educação, serve de desresponsabilização do poder central, transferindo às instâncias administrativas menores, posteriormente à escola, a responsabilidade pela educação, utilizando-se do discurso da autonomia e da democratização. Observamos que Governo e Bird, ao ficarem no lugar de elaboradores da política educacional, constroem a imagem de que cumprem o papel a que se propõem, atribuindo os possíveis fracassos dos projetos às instâncias administrativas menores. Por fim, o significado do enunciado qualidade da educação para Governo e Bird se resume a eficácia, eficiência e racionalidade, enquanto os segmentos da sociedade atribuem o sentido mais abrangente incluindo o social, político, cultural.
Tipo Defesa-Doutorado
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