| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Daiane Roberta Basso Fernandes Segura | 
		 
		
			| Titulo | 
			Clima Organizacional Escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			05/03/2007 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
 
	A pesquisa, aqui apresentada, traz uma reflexão e análise sobre a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento profissional docente e a possibilidade da escola se constituir em um espaço de formação permanente de professores. 
	O objetivo do estudo foi de investigar o clima organizacional de uma escola municipal de ensino fundamental, por meio de um questionário que captou a percepção de 33 professores sobre 7 variáveis do universo escolar  Participação, Trabalho coletivo, Motivação, Auxílio aos professores, Recursos, Confiança e Gestão Escolar. 
	A partir deste questionário levantamos o clima organizacional da escola verificando em que medida este interfere no desenvolvimento dos docentes que ali trabalham, quais as variáveis que mais contribuíram com este processo e como o clima favorece ou não para que a escola se constitua enquanto espaço de aprendizagem permanente de professores. 
	Para tanto, iniciamos o trabalho abordando as principais transformações do setor produtivo e da sociedade que afetam a escola e o trabalho docente. Em seguida, discutimos sobre o processo de desenvolvimento profissional docente, os estudos sobre as organizações escolares e clima organizacional, construindo um modelo de análise do clima organizacional escolar. 
	Por fim, buscamos as conexões entre clima organizacional e desenvolvimento profissional docente por meio da análise do questionário que levantou o clima escolar da escola pesquisada. 
 
	Palavraschave: Clima organizacional escolar, Desenvolvimento profissional docente e Formação permanente de professores. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |