UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daiane Roberta Basso Fernandes Segura
Titulo Clima Organizacional Escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente
Orientador(a)
Data 05/03/2007
Resumo RESUMO

A pesquisa, aqui apresentada, traz uma reflexão e análise sobre a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento profissional docente e a possibilidade da escola se constituir em um espaço de formação permanente de professores.
O objetivo do estudo foi de investigar o clima organizacional de uma escola municipal de ensino fundamental, por meio de um questionário que captou a percepção de 33 professores sobre 7 variáveis do universo escolar – Participação, Trabalho coletivo, Motivação, Auxílio aos professores, Recursos, Confiança e Gestão Escolar.
A partir deste questionário levantamos o clima organizacional da escola verificando em que medida este interfere no desenvolvimento dos docentes que ali trabalham, quais as variáveis que mais contribuíram com este processo e como o clima favorece ou não para que a escola se constitua enquanto espaço de aprendizagem permanente de professores.
Para tanto, iniciamos o trabalho abordando as principais transformações do setor produtivo e da sociedade que afetam a escola e o trabalho docente. Em seguida, discutimos sobre o processo de desenvolvimento profissional docente, os estudos sobre as organizações escolares e clima organizacional, construindo um modelo de análise do clima organizacional escolar.
Por fim, buscamos as conexões entre clima organizacional e desenvolvimento profissional docente por meio da análise do questionário que levantou o clima escolar da escola pesquisada.

Palavras–chave: Clima organizacional escolar, Desenvolvimento profissional docente e Formação permanente de professores.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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