|
|
Aluno(a) |
Daiane Roberta Basso Fernandes Segura |
Titulo |
Clima Organizacional Escolar: implicações para o desenvolvimento profissional docente |
Orientador(a) |
|
Data |
05/03/2007 |
Resumo |
RESUMO
A pesquisa, aqui apresentada, traz uma reflexão e análise sobre a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento profissional docente e a possibilidade da escola se constituir em um espaço de formação permanente de professores.
O objetivo do estudo foi de investigar o clima organizacional de uma escola municipal de ensino fundamental, por meio de um questionário que captou a percepção de 33 professores sobre 7 variáveis do universo escolar Participação, Trabalho coletivo, Motivação, Auxílio aos professores, Recursos, Confiança e Gestão Escolar.
A partir deste questionário levantamos o clima organizacional da escola verificando em que medida este interfere no desenvolvimento dos docentes que ali trabalham, quais as variáveis que mais contribuíram com este processo e como o clima favorece ou não para que a escola se constitua enquanto espaço de aprendizagem permanente de professores.
Para tanto, iniciamos o trabalho abordando as principais transformações do setor produtivo e da sociedade que afetam a escola e o trabalho docente. Em seguida, discutimos sobre o processo de desenvolvimento profissional docente, os estudos sobre as organizações escolares e clima organizacional, construindo um modelo de análise do clima organizacional escolar.
Por fim, buscamos as conexões entre clima organizacional e desenvolvimento profissional docente por meio da análise do questionário que levantou o clima escolar da escola pesquisada.
Palavraschave: Clima organizacional escolar, Desenvolvimento profissional docente e Formação permanente de professores. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|