UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Fabiana Cristina de Souza
Titulo Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
Orientador(a)
Data 27/02/2007
Resumo Este trabalho teve como objetivo principal verificar que concepções de gênero são manifestadas no ambiente familiar e escolar e que significados contemplam na socialização das crianças. Destaca-se, nesta discussão, que o gênero é uma construção social que conduz os processos que diferenciam homens e mulheres, envolvidos por relações de poder. Com base nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa nas escolas do Município de Monte Alto, além de entrevistas com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e com uma turma de alunos/as da 3ª série, e um questionário com os/as pais/mães dessas crianças. Os resultados apontam que, no ambiente familiar, várias percepções de gênero são produzidas, reproduzidas e/ou transformadas. Neste espaço, as crianças são socializadas e aprendem os valores, as idéias, as práticas do que é ser homem ou mulher. A pesquisa destacou, ainda, que o gênero está presente no ambiente escolar e examinou o fato de um número maior de meninos do que de meninas apresentarem um baixo desempenho escolar. Para isso, foi preciso ler nas entrelinhas dos discursos das professoras, como as dimensões de gênero perpassam a trajetória escolar de meninos e meninas e promovem desigualdades. Ressaltou-se, assim, a necessidade de compreender a multiplicidade de masculinidades e feminilidades que influenciam no resultado acadêmico das crianças. Nessa perspectiva, analisou-se como a prática da co-educação pode contribuir, no âmbito educacional, para conduzir e transformar o cotidiano escolar em um espaço igualitário para meninos e meninas.

Palavras-chave: gênero, desempenho escolar, co-educação, socialização de meninos e meninas, educação para vida familiar, escola.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara