UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Valmir Pereira
Titulo A Concepção de Indivíduo nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
Orientador(a)
Data 26/02/2007
Resumo Esta dissertação investiga a concepção de indivíduo presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), a partir da hipótese de que se trata de uma concepção liberal de indivíduo. A análise é feita a partir das reformas educacionais empreendidas pelo Governo FHC na década de 1990. O contexto dessas políticas está relacionado ao surgimento do Neoliberalismo, da Globalização, do Pós-modernismo e do Toyotismo. Evidenciam-se as mudanças no âmbito da educação e seus vínculos com o Relatório da UNESCO, bem como as mudanças na organização do trabalho conhecido como reestruturação produtiva. Esses processos decorrem da divisão do trabalho na sua fase fabril como conseqüências das crises do capitalismo e suas adequações. Ao analisarmos as implicações da concepção liberal no campo da Educação, encontramos o indivíduo, proprietário de si mesmo, autônomo e preocupado com o seu sucesso. Embora o liberalismo tenha na autonomia do indivíduo seu princípio fundamental, promove a separação entre o trabalho e o conhecimento e, portanto, a unidade entre o fazer e o pensar: o ser humano autônomo é aquele que consegue fazer o que pensa e pensar o que faz. O professor, como indivíduo, não consegue pensar o seu fazer pedagógico e o aluno, na mesma condição, não consegue relacionar suas experiências de vida com o que aprende na escola. Assim, acreditamos que a escola, difusora do conhecimento, reproduz essa concepção liberal, principalmente na relação professor /aluno, o que pode ser constatado no volume dos PCNEM. Na perspectiva liberal, professores são indivíduos que ensinam e os alunos são indivíduos que aprendem. Numa sociedade organizada a partir da divisão social do trabalho o conhecimento difundido pela escola também é dividido. Num mundo dividido, organizado em classes sociais, a desigualdade torna-se real. O liberalismo propõe como solução, que o indivíduo incorpore a figura do cidadão, portador de direitos e deveres. O cidadão dos PCNEM é o indivíduo neoliberal, pós-moderno, que faz suas reivindicações e participa ativamente da sociedade, sem, no entanto, conseguir sua emancipação, pois, a cidadania jamais eliminará a desigualdade social, jamais permitirá aos indivíduos serem efetiva e plenamente livres.
Palavras Chave: trabalho; indivíduo; cidadania; emancipação humana; liberalismo; PCNEM.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara