|
|
Aluno(a) |
Maria de Fátima Matos de Souza |
Titulo |
Política de correção de fluxo: um estudo avaliativo do Programa de Aceleração de Aprendizagem em Santarém-Pará |
Orientador(a) |
|
Data |
26/03/2007 |
Resumo |
A presente tese tem por objetivo estudar o papel e a inserção da política de correção da defasagem idade/série, através do Programa de Aceleração da Aprendizagem no conjunto das políticas educacionais do Município de Santarém. Entrevistas, documentos, dados censitários e material didático do Programa foram utilizados na análise tendo como referencial teórico-metodológico a Teoria Crítica, na perspectiva de uma sociologia política da educação. A análise dos documentos em confronto com mecanismos e práticas efetivamente implantados e à luz dos depoimentos dos participantes revelam a persistência de práticas, consideradas responsáveis pela manutenção de altos índices de fracasso escolar, como: programa implantado sem diálogo com a comunidade escolar; gestão centralizada e isolada da política do ensino fundamental do município; ausência de recursos materiais e de apoio para viabilização da proposta e preocupação centrada na massificação de acelerados em detrimento do aprendizado. No conjunto, os dados evidenciam distância entre o proclamado e o executado, que mesmo os avanços estatísticos apontados não foram suficientes para corrigir a distorção idade/série. O desafio que se coloca para a correção da defasagem idade/série no município é o redirecionamento das ações, indo além de um único programa, mas uma política que englobe as diferentes facetas do fracasso escolar, voltada à superação não só da defasagem, mas principalmente da exclusão escolar tão patente na rede municipal de ensino estudada.
Palavras-chave: Defasagem idade/série Fracasso escolar Políticas Públicas Programa de Aceleração da Aprendizagem |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|