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			| Aluno(a) | 
			Maria de Fátima Matos de Souza | 
		 
		
			| Titulo | 
			Política de correção de fluxo: um estudo avaliativo do Programa de Aceleração de Aprendizagem em Santarém-Pará | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			26/03/2007 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A presente tese tem por objetivo estudar o papel e a inserção da política de correção da defasagem idade/série, através do Programa de Aceleração da Aprendizagem no conjunto das políticas educacionais do Município de Santarém. Entrevistas, documentos, dados censitários e material didático do Programa foram utilizados na análise tendo como referencial teórico-metodológico a Teoria Crítica, na perspectiva de uma sociologia política da educação. A análise dos documentos em confronto com mecanismos e práticas efetivamente implantados e à luz dos depoimentos dos participantes revelam a persistência de práticas, consideradas responsáveis pela manutenção de altos índices de fracasso escolar, como: programa implantado sem diálogo com a comunidade escolar; gestão centralizada e isolada da política do ensino fundamental do município; ausência de recursos materiais e de apoio para viabilização da proposta e preocupação centrada na massificação de acelerados em detrimento do aprendizado. No conjunto, os dados evidenciam distância entre o proclamado e o executado, que mesmo os avanços estatísticos apontados não foram suficientes para corrigir a distorção idade/série. O desafio que se coloca para a correção da defasagem idade/série no município é o redirecionamento das ações, indo além de um único programa, mas uma política que englobe as diferentes facetas do fracasso escolar, voltada à superação não só da defasagem, mas principalmente da exclusão escolar tão patente na rede municipal de ensino estudada. 
 
 
Palavras-chave: Defasagem idade/série  Fracasso escolar  Políticas Públicas  Programa de Aceleração da Aprendizagem | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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