|
|
Aluno(a) |
Wellington Luiz Alves Aranha |
Titulo |
Professores eventuais nas escolas estaduais paulistas: ajudantes de serviço geral da educação? |
Orientador(a) |
|
Data |
16/02/2007 |
Resumo |
A reorganização do capital e do trabalho, decorrente do neoliberalismo globalizado, traz implicações diretas para a educação escolar e os professores . Nesse cenário, a dissertação realiza um estudo de natureza exploratória sobre os professores eventuais nas escolas estaduais paulistas , procurando tanto descrever e analisar seu cotidiano - norteado por análise da legislação complementada por depoimentos informais de gestores e professores de quatro escolas diferentes - quanto interpretá-lo a partir do referencial teórico sobre (des)profissionalização e precarização do trabalho docente. Os resultados apontam que os eventuais realizam uma atividade legal que se revela ilegítima, posto que têm sua prática pedagógica inviabilizada pela ausência de organização, domínio de conhecimentos, planejamento e envolvimento com o coletivo da escola . Ao realizar apenas tarefas de um ajudante geral polivalente e multifuncional, as atividades realizadas pelo eventual nas escolas públicas podem ser interpretadas para além da precarização , pois materializam a descaracterização do trabalho docente. As conclusões apontam para a imperiosa necessidade que nossas políticas públicas extirpem essa condição desprofissionalizada, que pode estar afastando os jovens professores da profissão magistério. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|