UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
Titulo O despertar da relação consciente com a voz na formação inicial do professor: efeitos na prática docente
Orientador(a)
Data 12/02/2007
Resumo A voz permeia os processos humanos de interação por linguagem oral que, por sua vez, permeia o desenvolvimento intelectual e da personalidade. A voz do professor é parte integrante do ser e fazer humano e merece atenção por se tratar de um dos principais recursos do trabalho docente. O objetivo deste estudo consistiu em expor professores em formação no ensino superior, a conceitos sobre voz e comunicação oral para observar e analisar os resultados, desta exposição, durante os processos de interação com alunos em sala de aula. Metodologia: Optou-se por uma pesquisa analítico-descritiva. Foi oferecido, gratuitamente, um Curso de Extensão em Voz e Comunicação Oral a graduandos do último ano de cursos de formação para o magistério de três Instituições de Ensino Superior. Foram realizados registros em áudio das vozes dos participantes (/a/ prolongado) antes e depois do curso, que passaram por análise acústica. Três (3) professoras já atuantes no magistério, alunas dos cursos de graduação, foram observadas e filmadas em sala de aula, antes e depois do curso, num espaço de tempo médio de três meses e meio. As imagens foram editadas segundo três momentos da aula: motivação para aprender, ação de aprender e expressão do conhecimento. Várias dimensões de análise foram estruturadas: aspectos relacionados a qualidade vocal e a sua psicodinâmica, além de aspectos voltados para a interação em sala de aula quando permeada pela comunicação oral; os quais foram analisados pela pesquisadora, por seis (6) fonoaudiólogas e por seis (6) educadoras. Resultados: As vozes encontravam-se dentro de faixas de normalidade segundo dados acústicos. Foram constatados benefícios em relação à qualidade, psicodinâmica e expressividade da voz e fala, e quanto aos processos de interação por comunicação oral durante as aulas, tais como: atenção mais evidente dos alunos, manutenção das interações por linguagem oral durante as atividades, maior envolvimento dos alunos na aula, atitudes comunicativas das professoras mais adaptadas às necessidades do contexto. Conclusão: A participação no curso de extensão em voz e comunicação oral gerou transformações nas formas de falar das professoras, com resultados significativos nos processos de interação em sala de aula permeados pela comunicação oral da professora com seus alunos – o que põe em evidência a importância de que conceitos sobre voz e comunicação oral sejam incorporados aos saberes docentes a serem ensinados durante a formação de professores.
Palavras-chave: voz do professor – formação docente – sala de aula.
Tipo Defesa-Doutorado
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