UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Aline Reck Padilha Abrantes
Titulo Instituição ou Instituído? Análise de uma prática escolar de inclusão.
Orientador(a)
Data 12/02/2007
Resumo A experiência profissional e os impasses enfrentados no cotidiano de trabalho atual, quando se trata de crianças com algum diagnóstico a serem incluídas na escola regular, instigaram-nos a realizar o presente estudo. Partindo do princípio de que a inclusão implica no trabalho de toda instituição escolar é que buscamos na Pedagogia Institucional sustentação para nossa pesquisa. A Pedagogia Institucional, corpo de conhecimentos teóricos que, articulado a prática pedagógica, transforma a classe num laboratório de trabalho constante vem a ser a perspectiva da leitura da prática da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento – CID. Os sujeitos foram todos os profissionais e professores desta escola, os alunos do último ano da educação infantil, alunos da primeira série e alunos da última série do ensino fundamental, os pais e uma profissional da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, escola que recebe alunos egressos do CID. Os dados coletados constituíram os seguintes focos de análise: 1. A escola como promotora da unidade. 2. A escola como promotora da autonomia. 3. A troca com os pais. 4. A escola como promotora do diálogo com a sociedade. 5. O trabalho em grupo. 6. A escuta como exercício da ética. 7. A equipe interdisciplinar como suporte. 8. A prática da avaliação. Após analise e discussão reflexiva, consideramos que o cerne da inclusão é a prática instituída no cotidiano da escola e, pensamos que a relevância desta pesquisa está na possibilidade de contribuir com aqueles setores que pretendem instituir a inclusão.

Palavras-chave: Pedagogia Institucional, prática escolar inclusiva.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara