UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Nazareth Cardoso Cusinato
Titulo O perfil do supervisor de ensino na década de 1990.
Orientador(a)
Data 05/02/2007
Resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender o novo perfil do supervisor de ensino proposto pelo concurso realizado no ano de 2003 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O principal objetivo do concurso é implementar as diretrizes que fundamentam a política educacional brasileira em nível nacional e estadual, nos anos 90, a partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/1996, principalmente no que diz respeito à gestão escolar. Primeiramente, pretendemos analisar a função social do supervisor de ensino abordando a questão do ponto de vista histórico-social, desde a sua origem até o momento presente. Em seguida, analisamos dois aspectos relevantes em relação à supervisão de ensino: a) como ela é pensada ou proposta pela política educacional – um ideal a atingir; b) como ela existe na realidade – uma situação concreta a ser pesquisada. Em relação ao ideal a se atingir, a LDB nº 9394/1996 alterou a conceituação de supervisão educacional e houve a redescoberta da supervisão, que é apontada com instrumento necessário para a mudança nas escolas: uma outra dimensão da supervisão, que não a de cunho autoritário e sim da figura do supervisor como elemento mediador, intérprete da realidade escolar e de suas necessidades. Quanto às funções do supervisor, analisamos as mais relevantes para o processo de mudanças educacionais: a) a garantia da educação escolar de qualidade como direito de todos; b) o convívio democrático entre os atores do processo de ensino e do processo de aprendizado; c) a possibilidade de execução de um trabalho cooperador e integrador entre escola e diretoria; d) a mediação da supervisão no desenvolvimento profissional dos educadores que atuam na escola. No entanto, em relação à situação concreta da função supervisora, constatamos que há uma série de fatores que impossibilitam ao supervisor o desempenho de suas novas funções. Tais obstáculos são observados na realidade das escolas e da Diretoria, no modo de enfrentamento dos problemas e são decorrentes de alguns fatores como: a) o neocontratualismo ( neoliberalismo e globalização); b) o autoritarismo brasileiro e o neopatrimonialismo; c) as questões culturais e d) a desarticulação entre o administrativo e o pedagógico. Embora a proposta do concurso apresente modos de organização administrativa pautada no pedagógico, na descentralização política e na autonomia do estabelecimento de ensino, a realidade é diversa e ainda não exibe resultados positivos apreciáveis, pois para isso seria necessária a criação de um novo cenário para a educação, no que diz respeito à administração, ao planejamento e à gestão, de acordo com os novos modelos de desenvolvimento.
Palavras chave: supervisão, ideologia, cultura, poder, gestão democrática.

ABSTRACT

The present work has as objective to understand the new profile of the supervisor of education considered for the competition carried through in the year of 2003 for the Secretariat of Education of the State of São Paulo. The main objective of the competition is to implement the lines of direction that base the Brazilian educational politics on national and state level, in years 90, from the law of Lines of direction and Bases of the National Education, nº 9394/1996, mainly in what it says respect to the pertaining to school management. First, we intend to analyze the social function of the education supervisor approaching the question of the description-social point of view, since its origin until the present moment. After that, we analyze two excellent aspects in relation to the supervision of education: ) as it is thought or proposal for the educational politics - an ideal to reach; b) as it exists in the reality - a concrete situation to be searched. In relation to the ideal if to reach, the LDB nº 9394/1996 modified the conceptualization of educational supervision and had re-discovery of the supervision, that is pointed with necessary instrument with respect to the change in the schools: one another dimension of the supervision, that not it of authoritarian matrix and yes of the figure of the supervisor as mediating element, interpreter of the pertaining to school reality and its necessities. How much to the functions of the supervisor, we analyze most excellent for the process of educational changes: ) the guarantee of the pertaining to school education of quality as right of all; b) the democratic conviviality enters the actors of the process of education and the process of learning; c) the possibility of execution of a cooperator work and integrator between school and direction; d) the mediation of the supervision in the professional development of the educators who act in the school. However, in relation to the concrete situation of the function supervisor, we evidence that it has a series of factors that disable to the supervisor the performance of its new functions. Such obstacles are observed in the reality of the schools and the Direction, in the way of confrontation of the problems and are decurrent of some factors as: ) the neocontratualism (neoliberalism and globalization); b) the Brazilian authoritarianism and the neopatrimonialism; c) cultural questions and d) the disarticulation between administrative and the pedagogical one. Although the proposal of the competition presents ways of appointed administrative organization in the pedagogical one, in the decentralization politics and the autonomy of the educational establishment, the reality is diverse and not yet it shows resulted positive appreciable, therefore for this the creation of a new scene for the education would be necessary, in what it says respect to the administration, the planning and the management, in accordance with the new models of development. Words key: supervision, ideology,culture, power, democratic management.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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