UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sonia Mari Shima Barroco
Titulo A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de L. S. Vigotski: implicações e contribuições para a psicologia e a educação atuais
Orientador(a)
Data 09/02/2007
Resumo Esta tese resulta de pesquisa bibliográfica, num exercício histórico-dialético. Objetivo o estudo das críticas e proposições teórico-metodológicas de L. S. Vigotski (1896-1934) à Defectología soviética [Educação Especial] e suas implicações e contribuições à psicologia e educação atuais, numa fase de crise estrutural do capitalismo. Nela, apresento os fundamentos filosóficos da educação regular na Rússia e União Soviética, e a concepção de educabilidade da pessoa com deficiência no plano mundial e na sociedade russa e soviética. Destaco as defesas marxistas para a educação e a sua aplicação entre os soviéticos pela valorização da coletividade, como princípio e norte educativo e como conteúdo curricular sobre a prática da coletivização na cidade e no campo para a superação da sociedade de classes. Considero que os estudos vigotskianos deram corpo a uma nova teoria psicológica para subsidiar uma nova educação, com vistas à formação de um novo homem – com e sem deficiência. Vigotski revela-se revolucionário ao subsidiar uma visão mais integrada da constituição do psiquismo humano, ao defender a possibilidade de humanização, de formação do homem cultural nas pessoas com deficiência. Concluo que a proposta educacional e a teoria psicológica voltada às pessoas com e sem deficiência convergiram para a consolidação da sociedade soviética, e que a formação do homem para a vida coletiva se constituiu em pilar para tanto. Considero necessário à Psicologia e à Educação atuais valorizarem a história e a realidade objetiva para explicarem a constituição e o desenvolvimento cultural das pessoas com e sem deficiências. A luta marxista, leninista e vigotskiana não era pela inclusão de determinados grupos a um curso de vida comum, mas pelo alcance de um estado de maior consciência e liberdade para todos.



Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural. Vigotski. Educação Especial. Defectología. Educação Soviética. Psicologia Escolar/Educacional.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara