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Aluno(a) |
Cristina Sayuri Ueno |
Titulo |
Um estudo sobre a saúde do professor a partir da perspectiva da sociologia sensível de Mechel Maffesoli |
Orientador(a) |
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Data |
20/12/2006 |
Resumo |
A presente pesquisa buscou compreender os processos ligados à saúde e ao adoecimento dos professores, tendo como universo uma escola pública de ensino médio do interior do estado de São Paulo. Alicerçadas na Sociologia Sensível de Michel Maffesoli, que valoriza os pequenos acontecimentos do dia a dia, neles encontrando o fundamento de toda vida social, procuramos, através da proximidade com os grupos de professores na escola, compreender o desgaste decorrente de seu trabalho através de suas próprias e peculiares lógicas. Em nosso estudo, ficaram evidentes as relações que podem ser estabelecidas entre políticas públicas para a educação, condições de trabalho e saúde dos professores isto, no nível macroestrutural. No nível microestrutural, identificamos que as tribos exercem um importante papel na maneira de lidar com as dificuldades diárias. A solidariedade de base e o orgiasmo surgiram como aspectos fundamentais e de presença marcante no dia a dia do professor, embora nem sempre fossem suficientes para driblar o desgaste e a presença da morte. A nosso ver, a saúde/doença dos professores não deve ser uma questão analisada estritamente no nível da individualidade. Pelo contrário: necessita estar sempre devidamente contextualizada, tanto no nível das políticas públicas quanto no universo específico que constitui cada escola.
PALAVRAS-CHAVE:
Paradigma da complexidade
Sociologia sensível
Cotidiano
Saúde do professor
Mal-estar docente
Docência |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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