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			| Aluno(a) | 
			Juliana Campregher Pasqualini | 
		 
		
			| Titulo | 
			Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			20/12/2006 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A presente pesquisa buscou investigar as especificidades da relação entre ensino e desenvolvimento infantil na faixa etária de 0 a 6 anos, por meio de estudo teórico-bibliográfico de obras selecionadas de Vigotski, Leontiev e Elkonin, buscando contribuir com o debate atual acerca da especificidade do trabalho pedagógico junto a essa faixa etária. Diante da constatação da hegemonia de um ideário anti-escolar na literatura contemporânea dedicada ao segmento da Educação Infantil, essa investigação pautou-se pela hipótese de que a produção teórica dos autores em questão sustenta a defesa do ensino como elemento fundante do trabalho do professor que atua junto a essa faixa etária. Foram analisados os princípios gerais que regem o desenvolvimento infantil na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, com destaque ao caráter histórico-dialético desse processo, ao desenvolvimento das funções psicológicas, à íntima relação entre o desenvolvimento psíquico e a atividade da criança e à relação entre ensino e desenvolvimento em geral. No tocante às especificidades dessa relação na criança de 0 a 6 anos, foram analisados os períodos que caracterizam o desenvolvimento infantil até a transição à idade escolar, tendo como eixo a categoria de atividade principal; a pertinência da introdução da atividade de estudo já na idade pré-escolar; o desenvolvimento das estruturas de generalização que caracterizam o desenvolvimento do pensamento da criança; a espontaneidade que caracteriza suas ações e seu pensamento o desenvolvimento do controle voluntário da conduta nessa faixa etária. Concluímos que na perspectiva histórico-cultural o educador que atua junto à criança de 0 a 6 anos não pode ser definido como aquele que estimula e acompanha o desenvolvimento infantil, mas sim como alguém que dirige o processo educativo, transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, explicita os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura e organiza a atividade da criança, promovendo seu desenvolvimento psíquico. Os resultados obtidos apontam para a corroboração de nossa hipótese de pesquisa e trazem à tona a necessidade de discussões consistentes e aprofundadas sobre a definição da atividade de ensino. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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