|
|
Aluno(a) |
Maria José Serra Vicente Zaccaro |
Titulo |
O Supervisor de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: um agente do processo educacional em ação. |
Orientador(a) |
|
Data |
14/11/2006 |
Resumo |
Esta dissertação tem por objetivo contextualizar e compreender a ação cotidiana do supervisor de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), em relação às atribuições legais da categoria. A pesquisa foi realizada dentro de uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, envolvendo gestores escolares, professores e supervisor de ensino de escolas públicas estaduais do interior paulista. A pesquisa constitui-se na análise das concepções e ações efetivas de uma supervisora de ensino, a partir de suas condições de trabalho e das percepções de suas práticas por outros agentes educacionais. Embora o perfil de supervisor de ensino da SEE/SP tenha definido-o como propositor e executor participe de políticas educacionais, esta pesquisa demonstrou que as formulações de políticas educacionais macro continuam a cargo de instâncias hierárquicas supervisores, não mantendo canal direto de comunicação entre o supervisor de ensino e os órgãos centrais. A ação do supervisor de ensino não atinge ao núcleo central do sistema educacional, o seu trabalho está limitado ao núcleo periférico do sistema (Unidades Escolares e Diretoria de Ensino). A redução do módulo de supervisores de ensino realizada pela própria SEE/SP, não favoreceu concretização efetiva do perfil idealizado anteriormente. Analisou-se, simultaneamente, um projeto de leitura determinado pela SEE/SP e implementado como forma autônoma de desenvolvimento do currículo escolar, o qual teve a finalidade de aproximar às demandas e expectativas da comunidade local, demonstrando ser possível adequar programas descontextualizados e pré-estabelecidos pelos órgãos centrais, à realidade escolar. Os gestores e professores consideram o trabalho da supervisora extremamente importante, capaz de promover modificações e afetar comportamentos. No cenário apresentado, a contribuição principal desta pesquisa refere-se aos procedimentos que permitiram conhecer melhor a ação do supervisor de ensino para que venham favorecer os processos educacionais. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|