UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Economia

Aluno(a) Cintia de Gino Takuno
Titulo Indústria Petroquímica brasileira: fatores que definem a localização da implantação das refinarias da Petrobrás - o município de Paulínia (1968-1980)
Orientador(a)
Data 20/04/2006
Resumo O objetivo da presente dissertação é investigar os motivos que conduziram a escolha do local para a implantação de uma refinaria de petróleo. Dentre as 13 refinarias existentes no Brasil, escolhemos a localizada no município de Paulínia: a Refinaria do Planalto – REPLAN, pertencente à Petrobras. A implantação da mesma se dá em um momento histórico, em pleno regime militar, quando as decisões se pautavam por critérios mais estratégicos, principalmente com relação ao setor energético.
A literatura aponta para motivações políticas, mas razões estratégias como a facilidade da dispersão dos gases, por exemplo, também poderia explicar a escolha do município de Paulínia como local da refinaria. No estudo, apresentamos as principais características e a descrição da indústria petroquímica brasileira, com um breve histórico do surgimento do petróleo no País e da implantação das refinarias. Assim espera-se elucidar a escolha de Paulínia como local para a refinaria. Examinaremos, as políticas econômicas e industriais implementadas no período de 1968 até os anos de 1990, em que este setor passou por processos de reestruturação. O papel do Estado teve grande relevância no processo de desenvolvimento do setor.
Nota-se que a implantação da maioria das refinarias da Petrobras e das centrais de matérias-primas ocorreram em períodos próximos. Ou seja, antes mesmo de um pólo iniciar suas atividades um novo já estava sendo idealizado. O resultado da pesquisa aponta que a escolha da localização para a implantação da refinaria no município de Paulínia, foi pautada na combinação dos enfoques políticos e estratégicos.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara