UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Economia

Aluno(a) Eduardo José Marques Junior
Titulo Extrapolação e Bolhas Financeiras
Orientador(a) Mario Augusto Bertella
Data 26/06/2020
Resumo Resumo: Este trabalho busca mostrar os efeitos de um viés emocional no comportamento
do agente investidor no mercado de ações com as abordagens agent-based e de bolhas
financeiras. Além de mostrar o que são os modelos, quais são suas colaborações e
métodos. Com o auxílio do software MatLab e lógica de programação, foi encontrado o
preço de equilíbrio, a taxa de retorno e as demandas de ações de cada agente no mercado
e obtivemos a análise do volume de negociação dos agentes em diferentes períodos da
bolha financeira, concluindo que quando o preço aumenta, os agentes fundamentalistas
deixam o mercado, fazendo com que somente extrapoladores ou grafistas negociem e
consequentemente o volume de negócios diminuem e vice-versa quando os preços
tendem a cair. Também foi analisado o efeito do viés aversão à perda nos grafistas e
encontrado suas conclusões.
Palavras-chave: modelos ABM, Finanças Comportamentais, extrapolação e aversão à
perda.

Abstract: This work seeks to show the effects of an emotional bias on the behavior of the
investing agent in the stock market with the agent-based and financial bubble approaches.
In addition to showing what the models are, what are their collaborations and methods.
With the aid of MatLab software and programming logic, the equilibrium price, the rate
of return and the demands of shares of each agent in the market were found and we
obtained an analysis of the trading volume of agents in different periods of the financial
bubble, concluding that when the price increases, fundamentalist agents leave the market,
causing only extrapolators or graphic designers to negotiate and consequently the volume
of business decreases and vice versa when prices tend to fall. We also analyzed the effect
of loss aversion bias on graphic designers and found their conclusions.
Keywords: ABM models, Behavior Finance, extrapolation and loss aversion.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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