UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Elsio Lenardão
Titulo O clientelismo político no Brasil contemporâneo: algumas razões de sua sobrevivência
Orientador(a)
Data 07/07/2006
Resumo Faz-se, aqui, uma investigação sobre as razões da presença de práticas políticas do tipo clientelista entre setores das classes populares, no Brasil contemporâneo, com destaque para os anos 1990. Propõe-se valorizar as razões inscritas na própria conjuntura sócio-política que circunda o fenômeno, de modo que se vá além das explicações que se fiam nos aspectos histórico-culturais ou de viés economicista, exclusivamente. Nesse aspecto, a inclusão das “velhas” oligarquias no “pacto conservador” montado para a implementação do programa neoliberal no Brasil, significou, por extensão, a revalorização, no cenário político, de práticas políticas “atrasadas” (entre elas, o clientelismo), com as quais tais oligarquias são identificadas.Tratou-se também, a partir do estudo de um caso, de mostrar que parte das razões da sobrevivência do clientelismo, no Brasil recente, liga-se a fatores derivados das condições sócio-políticas que afetam certas camadas das classes populares e que as inscrevem na situação de exclusão social e política. Essa situação seria a geradora de uma subcultura política particular (assentada na valorização das relações pessoais), que, por sua vez, seria co-responsável pela entrada de membros daquelas camadas em vínculos de clientela. Demonstra-se que, em algumas configurações sociais, práticas, valores e representações baseadas nas relações pessoais e com marcado traço intimista e afetivo (próprias à esfera da vida privada), chegam a ser os elementos mais relevantes da atividade política de setores das classes populares.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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