UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Guilherme Bemerguy Chêne Neto
Titulo A GOURMETIZAÇÃO DA COMIDA: a globalização alimentar e o caso de Belém/PA.
Orientador(a) Renata Medeiros Paoliello
Data 30/03/2021
Resumo Resumo: A tese apresentada tem como objetivo discutir a globalização em seu aspecto cultural,
apontando os impactos gerados pela gourmetização da comida em Belém/PA. No ano de 2015
Belém recebeu o prêmio de Cidade Criativa de Gastronomia, dado pela Unesco (Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A partir daí a cidade se tornou
referência em gastronomia amazônica e muitos estudiosos das ciências gastronômicas e chefs
de cozinha passaram a incluir a cidade em seus roteiros gastronômicos. Nesse ensejo, tanto o
Estado, na figura da prefeitura da cidade e do governo estadual, quanto empresários
argumentaram que esse título dado pela Unesco visa valorizar a tradição e identidade
belenenses, a partir de sua culinária, que começa, então a ser inserida numa cadeia global de
consumo, sendo mais uma possibilidade de consumo nas prateleiras do “supermercado
cultural global”. Além disso, agora, os consumidores dessa comida se tornam parte de
“comunidades transnacionais de consumidores”. As análises realizadas nesse trabalho estão
estruturadas em três partes. Na primeira, foi exposto o contexto da transformação – ou da
tentativa – de Belém num polo gastronômico mundial. Posteriormente, foi apresentada a rede
que transita nessa cidade, apontando os discursos e as estratégias de ação dos agentes dessa
rede, em busca de reconhecimento. Finalmente, foram analisados os pontos-chaves das
narrativas desses agentes, demonstrando como eles utilizam da peça-chave que é a
globalização para se vender enquanto representantes autênticos da culinária regional.
Palavras–chave: Belém/PA. Comida. Gourmetização. Globalização.

Abstract: The thesis presented aims to discuss globalization in its cultural aspect, pointing out the
impacts generated by the gourmetization of food in Belém / PA. In 2015, Belém received the
Creative City of Gastronomy award, given by Unesco (United Nations Educational, Scientific
and Cultural Organization). From then on, the city became a reference in Amazonian
gastronomy and many scholars of gastronomic sciences and chefs began to include the city in
their gastronomic itineraries. From this point, both the State, in the figure of the city and state
governments, as well as businesspeople argued that this title given by Unesco aims to value
the tradition and identity of Belém for its cuisine, which then begins to be inserted in a chain
consumption, and becomes yet another possibility of consumption on the shelves of the
“global cultural supermarket”. In addition, consumers of this food now become part of
“transnational consumer communities''. The analysis carried out in this work is structured in
three parts. In the first, I will expose the context of the transformation - or the attempt - of
Belém in a world gastronomic pole. Later, I will present the network that pervades the city,
pointing out the discourses and strategies of action of the agents of that network, in search of
recognition. Finally, I will analyze the key points of these agents' narratives, demonstrating
how they use the key piece that is globalization to sell themselves as authentic representatives
of regional cuisine.
Keywords: Belém/PA. Food. Gourmetization. Globalization.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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