UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) André Luiz Vieira Dias
Titulo ESCOLARIDADE E ENGAJAMENTO CÍVICO E POLÍTICO DOS BRASILEIROS
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA TERESA MICELI KERBAUY
Data 14/09/2018
Resumo RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar o efeito causal da escolaridade sobre o engajamento cívico e político dos brasileiros no período de 2000 a 2016. A partir dos dados obtidos pelo survey Latinobarômetro, observou-se a evolução da influência da escolaridade – isolada e controlada por variáveis posicionais e socioeconômicas – sobre variáveis relativas à participação política e de suporte à democracia. Trata-se de um estudo multidisciplinar que relaciona as temáticas engajamento cívico, participação política e educação. A principal hipótese é de que, diferente do efeito ocasionado sobre a cidadania nas democracias avançadas, fatores contextuais fazem com que a escolaridade exerça menor influência sobre o interesse por política e o engajamento cívico e político no Brasil. Apesar da forte correlação e da causalidade positiva, os dados apontam para um declínio da influência da escolaridade sobre o interesse por política e, consequentemente, sobre outras variáveis relativas à participação política no Brasil. Neste sentido, o desafio lançado se volta à exploração dos contextos sócio-políticos que possam explicar este fenômeno.
Palavras – chave: engajamento cívico; participação política; comportamento político; educação.

ABSTRACT

The objective of this study is to analyze the causal effect of schooling on the civic and political engagement of Brazilians in the period from 2000 to 2016. From the data obtained by the Latinobarometro survey, we observed the evolution of the influence of schooling - isolated and controlled by positional and socioeconomic variables - on variables related to political participation and support for democracy. It is a multidisciplinary study that relates the themes of civic engagement, political participation and education. The main hypothesis is that, unlike the effect on citizenship in advanced democracies, contextual factors mean that schooling exerts less influence over the interest in politics and civic and political engagement in Brazil. Despite the strong correlation and positive causality, the data point to a decline in the influence of schooling on interest in politics and, consequently, on other variables related to political participation in Brazil. In this sense, the challenge is to explore the socio-political contexts that can explain this phenomenon.
Keywords: civic engagement; political participation; political behavior; education.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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