UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Yasmin Hurtado Sarmiento
Titulo A Educação Ambiental e o Pensamento Crítico: Uma Aproximação à Política Nacional de Educação Ambiental da Colômbia
Orientador(a) Prof. Dr. RAFAEL ALVES ORSI
Data 21/08/2018
Resumo RESUMO

A presente dissertação de Mestrado tem como propósito fazer uma análise da Política Nacional de Educação Ambiental da Colômbia, a partir de uma reflexão sobre a importância de estudar a sociedade de consumo como uma categoria de análise dentro da educação ambiental crítica, através de um desenvolvimento conceitual enfocado na caracterização da sociedade de consumo e a relação de seus padrões com a degradação do meio ambiente. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida sob os pressupostos da Teoria Crítica, partindo da fundamentação teórica de autores como Theodor Adorno, Herbert Marcuse y Max Horkheimer; Zygmunt Bauman; e Enrique Leff. Como objetivo geral, a pesquisa pretendeu analisar a forma como as diretrizes da Política Nacional de Educação ambiental na Colômbia têm abordado a problemática ambiental e sua relação com o desenvolvimento capitalista e a sociedade de consumo configurada sob este modelo. Os objetivos específicos se orientaram a: Analisar o processo de incorporação da problemática ambiental na educação de ensino meio na Colômbia; indagar o tipo de abordagem que a Política Nacional de Educação Ambiental na Colômbia faz sobre a sociedade de consumo e seus efeitos sobre o meio ambiente através de padrões de consumo delimitados pelo mercado; e analisar a concepção de desenvolvimento presente nesta Política. A metodologia foi desenvolvida desde uma perspectiva qualitativa, especificamente através de um desenho bibliográfico que facilitou a exploração de diversas fontes documentais a fim de coletar informação para ser analisada e interpretada para chegar a conclusões que permitiram atender os objetivos propostos.


Palavras – chave: Sociedade de Consumo. Políticas Públicas para a Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável


ABSTRACT

The purpose of this master's thesis is to analyze the National Environmental Education Policy of Colombia, based on a reflection on the importance of studying the consumer society as a category of analysis within critical environmental education. This study used a conceptual development focused on the characterization of this category and the relation of its patterns with the degradation of the environment. Therefore, the research was developed under the assumptions of Critical Theory, starting with the theoretical foundation of authors such as Theodor Adorno, Herbert Marcuse and Max Horkheimer; Zygmunt Bauman; and Enrique Leff. As a general objective, the research sought to analyze how the guidelines of the National Environmental Education Policy in Colombia have addressed the environmental problem and its relationship with capitalist development and the consumer society configured under this model. The specific objectives were oriented to: Analyze the process of incorporation of the environmental problem in upper secondary education in Colombia; to inquire about the type of approach that the National Environmental Education Policy in Colombia has about the consumer society and its effects on environment through consumption patterns delimited by the market; and analyze the conception of the term development in this Policy. The methodology was developed from a qualitative perspective, specifically through a bibliographical design that facilitated the exploration of several documentary sources. All this, in order to collect information to be analyzed and interpreted to arrive at conclusions that allowed to meet the proposed objectives.

Keywords: Consumer society. Public Policies for Environmental Education. Sustainable Development.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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