UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Moacir de Freitas Junior
Titulo O industrial e o salário: a contribuição de Roberto Simonsen para os estudos sobre padrão de vida de trabalhadores no Brasil.
Orientador(a) Prof. Dr. Angelo Del Vecchio
Data 23/09/2013
Resumo RESUMO

O intento desta tese é investigar a contribuição de Roberto Simonsen para o conhecimento e a melhora das condições de vida dos trabalhadores no Brasil. Nossa hipótese é a de que o intelectual contribuiu de maneira fundamental para que o tema das condições de vida dos trabalhadores, especialmente dos operários, fosse inserido em uma agenda mais ampla, a do nacional-desenvolvimentismo, para a qual também contribuiu de maneira significativa, conforme debateremos ao longo deste trabalho. A obra de Simonsen é ampla e aborda aspectos variados, que se estendem desde os problemas centrais de nossa história econômica e social até questões relativas ao associativismo empresarial. Optamos por este tema porque entendemos que Simonsen tinha uma especial atenção para o tema das condições de vida e entendia que a superação da pobreza era a chave para que o Brasil se tornasse um país desenvolvido economicamente. Entendemos e pretendemos demonstrar ao longo do trabalho que foi a partir da constatação da situação de carestia em que a classe trabalhadora vivia no Brasil que o autor desenvolveu seus importantes conceitos sobre a economia e sobre a necessidade da industrialização como forma de superação da pobreza, sendo o tema o centro de suas teorias, o cerne, o alicerce do qual partiu para erguer o corolário de ideias sobre o Brasil e o mundo que o consagraram como um pensador do Brasil.

Palavras – chave: condições de vida. Nacional-desenvolvimentismo. Subdesenvolvimento.

ABSTRACT

The intent of this thesis is to investigate the contribution of Roberto Simonsen, for knowledge and improvement of living conditions of workers in Brazil. Our hypothesis is that the intellectual contributed in a fundamental way to the theme of the living conditions of workers, especially workermens, was inserted into a broader agenda, that of national developmentalism, to which she also contributed significantly, as we will discuss throughout this work. The work of Simonsen is broad and covers various aspects, which extend from the central problems of our economic and social history to issues relating to business associations. We chose this theme because we believe that Simonsen had a special attention to the issue of living conditions and understand that overcoming poverty was the key for Brazil, to become a developed country economically. We understand and we intend to demonstrate over the work, that was based on the statement of the situation of famine in the working class lived in Brazil, that the author developed his important concepts, about the economy and about the need for industrialization as a means of overcoming poverty, and the subject at the center of their theories, the core, the foundation of which went to build the corollary ideas about Brazil and the world consecrated as a thinker of Brazil.

Keywords: Living conditions. National - Developmentalism. Underdevelopment
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara