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Aluno(a) |
Juliana do Prado |
Titulo |
Feminilidades e mídia na cultura contemporânea: culto ao corpo, consumo e sexualidade |
Orientador(a) |
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Data |
25/02/2011 |
Resumo |
Esta pesquisa verifica como a representação da mulher veiculada na mídia pode
nortear a construção da identidade feminina, explorando uma perspectiva analítica que
aponte para as formas de apropriação das mensagens veiculadas, especificamente
relacionadas ao culto ao corpo, consumo e sexualidade. Nesse sentido, a fim de
apreender a ponte entre universo feminino e o que é veiculado na mídia propomos
examinar cinco edições de duas revistas femininas que se constituem como guias de
comportamento na cultura contemporânea por se tratarem de revistas consolidadas e
de ampla circulação no mercado: Claudia e Nova, ambas da Editora Abril, e num
movimento de mão dupla trouxemos os conteúdos dessas revistas para serem
discutidos por mulheres de diferentes universos sócio-econômico-culturais. Tais
universos foram constituídos através de um levantamento de informações relativas à
marcadores de diferenças, como: renda familiar, escolaridade, faixa etária, raça, estado
civil e ocupação profissional, bem como dados sobre hábitos e práticas cotidianas que
permitem abranger o universo cultural que as mulheres estão inseridas, como leitura,
tempo em que assistem TV e freqüência ao cinema. Exemplares das revistas foram
levados para discussão das temáticas eixo de nosso trabalho e apreensão das
correspondências de seus discursos com a realidade de cada entrevistada. Podemos
perceber que em alguns casos, os discursos de autonomia individual, culto ao corpo e
sexualidade, evocando aspectos de maior liberdade feminina, são de certa formas
decodificados pelas mulheres entrevistadas. Entretanto, as revistas estudadas não as
influenciam completamente prevalecendo aspectos de seus respectivos universos, bem
como aspectos relacionados a certo conservadorismo na concepção do corpo,
sexualidade e consumo.
Palavras-chave: Mídia. Identidade. Culto ao corpo. Consumo. Sexualidade.
Abstract
This study assesses how women's representation conveyed in the media can guide the
construction of female identity, exploring an analytical perspective that points to the
ways of appropriation of messages transmitted, specifically related to the cult of the
body, consumption and sexuality. Accordingly, in order to seize the bridge between the
feminine and what is conveyed in the media I propose to examine five issues of two
magazines for women who constitute themselves as guides to behavior in contemporary
culture magazine for being consolidated and widely circulated on the market: Claudia
and Nova, both of Editora Abril, and a two-way movement brought the contents of these
journals to be discussed by women from different universes socio-economic-cultural.
These universes were established through a survey of information on the markers of
difference, such as family income, education, age, race, marital status and occupation,
as well as data on the habits and daily practices that cover the cultural universe that
women are included, such as reading, TV watching time and frequency to the movies.
Copies of the magazines were brought to discussion of thematic axis of our work and
seizure of correspondence of his speeches with the reality of each interviewee. We can
see that in some cases, the speeches of individual autonomy, physical fitness and
sexuality, evoking aspects of women's greater freedom, in some ways are decoded by
the women interviewed. However, the journals studied were not completely influence
the prevailing aspects of their respective universes, as well as aspects related to a certain
conservatism in the design of the body, sexuality and consumption.
Keywords: Media. Identity. Cult of the body. Consumption. Sexuality. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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