|
|
Aluno(a) |
Débora Cristina Ferreira Garcia |
Titulo |
Desvendando leitores: um estudo sobre a leitura de poesia no ensino médio |
Orientador(a) |
|
Data |
18/08/2005 |
Resumo |
O acesso aos bens culturais escritos é privilégio exclusivamente humano. É por meio da linguagem que o homem produz, veicula e recebe conhecimentos, como também pode explorar o mundo em que vive por meio da análise, da reflexão e da transformação. Até certo tempo, o estudo sobre a leitura de obras literárias se restringia ao mero reconhecimento de estruturas textuais responsáveis pela construção do sentido. Além disso, havia o interesse pela verificação dos aspectos que se relacionavam com a figura do autor, ou seja, analisavam-se as suas intenções, as referências à sua biografia, os fatores psicológicos que se desvelavam a partir do seu discurso. Assim, o autor era concebido como o detentor do controle de toda a significação escondida nas entrelinhas do enunciado. A partir de algumas perspectivas do século XX, as investigações sobre a constituição do sentido voltaram-se suas atenções para o processo da recepção, inserindo, dessa forma, a instância do leitor. O texto não era mais idealizado como uma linha única de sentido, mas como o promotor do embate entre aquilo que era enunciado e a experiência discursivo-cultural daquele que lia. No entanto, uma perspectiva que questione como o leitor reage ao papel que a obra lhe impõe tem sido pouco explorada. Este estudo tem a intenção de investigar o que leva o leitor a se interessar por determinado texto, isto é, que temáticas discursivas ele procura na obra que escolhe para ler. Por meio de um levantamento que destaque os poemas mais consumidos pelo público do Ensino Médio das cidades de Araraquara e São Carlos, será feita a análise das poesias eleitas para tentar desvendar as expectativas dos leitores comuns em relação aos textos que se propõem ler. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|