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Aluno(a) |
Rosana Gomes Buchala |
Titulo |
A atitude categorial em crianças com distúrbio de linguagem |
Orientador(a) |
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Data |
15/04/2005 |
Resumo |
O objetivo central deste trabalho foi o de conduzir a um entendimento da atitude categorial em crianças com distúrbio específico no desenvolvimento da linguagem (D.E.D.L.). A exposição teórica foi fundamentada, primeiramente, pelas noções de sistema semiótico, processos de internalização, formação dos conceitos e ação do outro na aquisição dos conceitos pela criança. A formação da atitude categorial, ou seja, da passagem do pensamento sincrético ao categorial, e as atividades de nomear, definir e explicar fizeram parte das reflexões teóricas. Em busca de uma conduta que, por seu aspecto reflexivo, pudesse mobilizar na criança suas relações com os objetos, com a interlocução e, sobretudo, com a linguagem, foram analisados o corpus de sete crianças com D.E.D.L. em dois momentos: 1) o que elas apresentaram quando solicitadas a definir algo; 2) as transformações que ocorreram quando em co-operação discursiva. A primeira parte das análises demonstrou que as crianças construíram suas definições a partir de elementos concretos, vinculados a suas experiências. As percepções fragmentárias e as dificuldades em selecionar unidades lingüísticas formais ficaram evidentes em suas construções. Com a intervenção do interlocutor, o modo de definir uma palavra foi reavaliado, recodificado e reelaborado durante as interações, em que as co-operações discursivas tiveram um papel fundamental, tanto pelos procedimentos introduzidos pelo adulto como pela atitude transformadora da criança. Os encadeamentos discursivos propiciaram elementos reflexivos, mobilizando na criança relações menos sincréticas com os objetos, e reestruturando suas construções lingüísticas para formas mais elaboradas, em processo de significação partilhada. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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