UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Luciane Braz Perez Mincoff
Titulo Um estudo sobre inserções parentéticas em relatos orais e escritos de narrativas infantis consagradas
Orientador(a)
Data 11/02/2005
Resumo Muitos autores reconhecem que a contação de histórias estabelece uma importante e essencial relação entre o mundo real e o mundo fantástico, contribui com o desenvolvimento da linguagem, além de cooperar com o desenvolvimento do gosto pela leitura. Com isso, os estudos referentes à contação de histórias têm aumentado significativamente, não apenas em quantidade, como também em qualidade. E, pensando nisso, desenvolvemos esta pesquisa. Esperamos que seja um trabalho que contribua, ainda mais com os estudos da língua falada, vinculado à literatura e ao ensino da leitura. Reconhecendo a importância do ato de contar histórias para crianças, precisamos salientar a necessidade da preocupação com a maneira de contar as histórias, pois, muitas vezes, o sucesso do ato de contar histórias para crianças se por meio das estratégias escolhidas, das histórias selecionadas e do envolvimento do contador com história. Quando praticamos essa atividade, que é oral, conseqüentemente, fazemos uso de recursos específicos da língua falada, os quais a caracterizam como tal; entre eles podemos citar pausas, truncamentos, repetições, reformulações, correções, hesitações, paráfrases, elipses, anacolutos, digressões e parênteses. O objetivo principal deste trabalho é realizarmos um estudo das inserções parentéticas em relatos orais e escritos de narrativas infantis consagradas. Realizamos este estudo partindo da hipótese que os parênteses são instrumentos de grande importância no que diz respeito à interação contador-texto-ouvinte e que eles contribuem para compreensão da história. Observando esse resultado, concluímos que o fenômeno de inserção parentética ocorre, em maior quantidade, com foco sobre o tópico em desenvolvimento, apresentando, assim, um grau mínimo de desvio tópico. Apresentamos este trabalho a respeito do uso dos parênteses na língua falada a partir da sua função textual-interativa, por meio da qual verificamos quais são os tipos de parênteses que são utilizados pelos contadores das histórias que constituem nosso corpus de pesquisa, qual é o objetivo, a função ou a finalidade desses recursos na fala e como esses recursos são utilizados na escrita por influência da oralidade.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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