|
|
Aluno(a) |
Margarete Feresin Gomes |
Titulo |
Da implantação de propostas curriculares no ensino de língua portuguesa no estado de São Paulo à prática da sala de aula: uma análise de possíveis fatores de descompasso trazidos pela memória |
Orientador(a) |
|
Data |
25/05/2004 |
Resumo |
O trabalho de pesquisa em questão consiste em refletir sobre a implantação dos documentos oficiais PCLP (Proposta Curricular de Língua Portuguesa) e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) lançados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atentando para a possível dificuldade de implantação desses documentos na escola e para sua aplicabilidade em sala de aula. Nessa análise, consideram-se fatores tais como a elaboração dos documentos e os meios utilizados em sua divulgação e a formação do professor, tanto universitária quanto em serviço. Priorizando-se vivências e partindo-se do pressuposto de que a memória e a reflexão são de extrema importância na vida do ser humano, o estudo da implantação desses documentos se dá por meio de um relato analítico. Como auxílio a essas reflexões, buscam-se memórias que marcaram a vida da pesquisadora (em sua infância, em sua formação acadêmica e em sua atuação docente). Este trabalho examina, ainda, a questão política subjacente à implantação desses documentos, tomando, como objeto de análise, alguns decretos que têm perpassado pela escola pública. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|