|
|
Aluno(a) |
Manoel Rosa Gomes |
Titulo |
A greve estudantil de 1979 e seus sentidos em jornais impressos do Maranhão indícios do suporte para leitura do movimento: caminhos de análise |
Orientador(a) |
|
Data |
01/10/2004 |
Resumo |
Este estudo se propõe a investigar como a grande imprensa maranhense apresenta em seus cadernos uma produção sobre a greve estudantil em São Luís, bem como alguns efeitos no processo de leitura que podem ser induzidos pelos suportes de textos que tratam daquele evento deflagrado pela militância estudantil. Assumindo de saída que os sentidos estão em certa medida condicionados pela composição do material impresso em que aparecem ao leitor, nos propomos a investigar a contribuição do suporte de texto, no caso os jornais, na constituição dos sentidos constituídos sobre o movimento em questão. Esse ponto de vista se enquadra numa ordem contemporânea que se pauta no processo pelo qual os sentidos são suscitados de uma negociação entre sujeitos, obras, discursos e práticas de leituras, o que representa ao mesmo tempo a não-autonomia do leitor sobre o texto, nem do autor sobre o leitor, nem da obra sobre o leitor. Esta análise baseou-se nos conceitos de mise en texte, e mise en livre empregados por Chartier (1996), os quais, conforme tradução de Barzotto (1998), correspondem respectivamente a textualização e composição, e configuram-se como o emprego de dispositivos que objetivam orientar a leitura, por meio de duas ordens de recursos, a primeira referente à escolha lexical, sintática, estilística etc, empreendida pelo autor do texto, no que diz respeito à textualização, e, a segunda, à disposição do texto no suporte, à tipografia, à ilustração etc, empregados pelo editor, concernentes, estes últimos, à composição. Portanto, mobilizaremos, tanto teórica como metodologicamente, pressupostos de duas áreas do conhecimento: a História da Leitura e a Análise do Discurso. Especificamente, a produção de dois autores, no interior destes dois domínios respectivamente Roger Chartier e Michel Pêcheux - são importantes para este estudo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|