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Aluno(a) |
Wiliam Cesar Ramos |
Titulo |
Equacionamento das fases lingüística e lingüístico-computacional de um programa computacional de auxílio à escrita de abstracts |
Orientador(a) |
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Data |
27/08/2004 |
Resumo |
Escrever um abstract para um Artigo de Pesquisa tem sido, para muitos pesquisadores, uma tarefa difícil. Essa dificuldade pode ser atribuída a dois fatores: a não proficiência na língua inglesa e a falta de conhecimento sobre a estrutura retórica, gramatical e lexical desse gênero. Conhecer tais estruturas é, portanto, fundamental para escrever um abstract eficiente. Assim, esta dissertação tem como objetivo esboçar um Sistema Tutor que assista o pesquisador na tarefa de escrever um abstract dentro dos padrões retóricos, gramaticais e lexicais praticados pela comunidade científica em que se insere. Com base em Dias-da-Silva (1996, 1998, 2002), estruturamos nosso trabalho em três grandes domínios: lingüístico, lingüístico-computacional e computacional. No domínio lingüístico, a partir do modelo de organização retórica CARS (Create A Research Space) de Swales (1990) e das suas variações, analisamos 75 abstracts (Language journal of the Linguistic Society of America). No domínio lingüístico-computacional, propusemos uma representação formal dos resultados o modelo de organização retórica com 5 Funções Retóricas e 16 Sub-funções, os expedientes lingüísticos típicos do gênero, a mensuração da proficiência do usuário e as estratégias de ensino de escrita para inclusão no sistema AMADEUS (AMiable Article DEvelopment for User Support), descrito em Aluísio (1995, 1996, 1997) e Silva (1999). O domínio computacional não será tratado neste trabalho. Concluindo, propusemos a arquitetura do sistema SiTuA (Sistema Tutor de Abstracts), o qual constituirá um importante auxílio na produção de novos abstracts. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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