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Aluno(a) |
Maria Eunice Barbosa Vidal Mendonça |
Titulo |
O expediente sintático-semântico da modalização em redações de vestibular |
Orientador(a) |
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Data |
01/04/2004 |
Resumo |
O presente trabalho examina a categoria da modalidade, como expressão da atitude do falante com respeito ao conteúdo objetivo de seu enunciado, que, em português, pode se manifestar por meio de diferentes recursos lingüísticos. A modalização epistêmica, que ocorre no eixo do conhecimento, situa a avaliação do falante em um ponto entre o certo até os diversos e indefinidos graus do possível. A modalização deôntica, que ocorre no eixo da conduta, situa, por sua vez, a avaliação do falante em um ponto do absolutamente obrigatório ao permitido. O objetivo desta pesquisa é identificar o tipo de modalidade predominante nas redações de vestibular e os recursos lingüísticos utilizados pelos vestibulandos para expressá-la. Foram tomadas como corpus para análise 200 redações produzidas para os vestibulares da UNESP, nos anos de 1999 e 2000, cujos temas versavam sobre a tecnologia e a corrupção, respectivamente. A análise dos dados permite concluir que a modalização epistêmica dos enunciados no nível da predicação é a mais recorrente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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