|
|
Aluno(a) |
Érica Maio Taveira Grande |
Titulo |
Processos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamental |
Orientador(a) |
|
Data |
12/04/2006 |
Resumo |
O presente trabalho de pesquisa tem como tema a influência do processo de reescritura no desenvolvimento lingüístico-textual dos alunos. Realizou-se um estudo empírico, em sala de aula, para acompanhar o trabalho dos alunos na reescritura de textos e analisar a relação entre o desenvolvimento lingüístico-textual e a reescritura de aspectos macro e microestruturais do texto. Além disso, procurou-se analisar como o tipo de revisão pode direcionar o processo de reescritura. Abordou-se, desse modo, um objeto complexo, que envolve diferentes aspectos presentes no contexto do ensino de língua. Para tratar de todas essas relações, foi realizado uma ampla coleta de dados durante um ano letivo, três classes de quinta série do ensino fundamental desenvolveram atividades de produção de textos. Em duas classes, os textos eram revisados pela pesquisadora, com métodos diferentes, e depois reescritos pelos alunos. No grupo de controle, os alunos produziam apenas uma versão de texto. As atividades foram inseridas em um contexto significativo, desenvolveu-se um mural de redação e, no final do ano, foi organizada uma antologia contendo os melhores textos dos alunos. Realizou-se, ainda, uma coleta complementar para verificar os processos de reescritura empregados a partir da revisão dos próprios alunos. Nas discussões, considerou-se a escritura e a reescritura dos alunos, as revisões e as correções. São apresentadas reflexões sobre o trabalho metalingüístico decorrente do processo de reescritura como uma atitude responsiva ativa à revisão do professor; são discutidos aspectos referentes à socialização dos textos e é considerada a relação entre a complexidade das reformulações e o grau de desenvolvimento lingüístico-textual dos alunos. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|