UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Érica Maio Taveira Grande
Titulo Processos de revisão e reescritura em textos narrativos de alunos de quinta série do ensino fundamental
Orientador(a)
Data 12/04/2006
Resumo O presente trabalho de pesquisa tem como tema a influência do processo de reescritura no desenvolvimento lingüístico-textual dos alunos. Realizou-se um estudo empírico, em sala de aula, para acompanhar o trabalho dos alunos na reescritura de textos e analisar a relação entre o desenvolvimento lingüístico-textual e a reescritura de aspectos macro e microestruturais do texto. Além disso, procurou-se analisar como o tipo de revisão pode direcionar o processo de reescritura. Abordou-se, desse modo, um objeto complexo, que envolve diferentes aspectos presentes no contexto do ensino de língua. Para tratar de todas essas relações, foi realizado uma ampla coleta de dados — durante um ano letivo, três classes de quinta série do ensino fundamental desenvolveram atividades de produção de textos. Em duas classes, os textos eram revisados pela pesquisadora, com métodos diferentes, e depois reescritos pelos alunos. No grupo de controle, os alunos produziam apenas uma versão de texto. As atividades foram inseridas em um contexto significativo, desenvolveu-se um mural de redação e, no final do ano, foi organizada uma antologia contendo os melhores textos dos alunos. Realizou-se, ainda, uma coleta complementar para verificar os processos de reescritura empregados a partir da revisão dos próprios alunos. Nas discussões, considerou-se a escritura e a reescritura dos alunos, as revisões e as correções. São apresentadas reflexões sobre o trabalho metalingüístico decorrente do processo de reescritura como uma atitude responsiva ativa à revisão do professor; são discutidos aspectos referentes à socialização dos textos e é considerada a relação entre a complexidade das reformulações e o grau de desenvolvimento lingüístico-textual dos alunos.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara