UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Camila Höfling
Titulo Traçando um perfil de usuários de dicionários estudantes de letras com habilitação em língua inglesa: um novo olhar sobre dicionários para aprendizes e a formação de um usuário autônomo
Orientador(a)
Data 30/03/2006
Resumo Os dicionários representam hoje uma ferramenta de importância fundamental no processo de ensino/ aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil. A reflexão sobre a Lexicografia e a preocupação com a confecção de dicionários para aprendizes – falantes não-nativos de Língua Inglesa – têm crescido ultimamente. Isso nos remete principalmente à questão do papel deste usuário neste cenário. Este trabalho surgiu, então, como uma tentativa de investigar o comportamento do usuário de dicionários, tendo como objetivo descrevê-lo e analisá-lo, por meio de instrumentos que permitissem à pesquisadora observar o usuário em ação, ou seja, utilizando o dicionário. O objetivo central deste estudo foi traçar um perfil de usuários de dicionários em contexto específico de ensino de Língua Inglesa em Nível Superior, ou seja, consideramos para este estudo estudantes universitários que estivessem freqüentando o curso de Licenciatura em Letras e que tivessem escolhido a Língua Inglesa como Habilitação. Isso nos permitiu, portanto, propor diretrizes para a elaboração de dicionários para aprendizes neste contexto específico. A coleta de dados foi realizada no ano de 2004, por meio de procedimentos metodológicos que incluíram: (a) aplicação de questionários em 150 graduandos dos cursos de Letras das instituições UNESP – Campus de Araraquara, UFSCar e FADISC; e (b) aplicação de protocolo verbal em 10 sujeitos escolhidos nestas instituições. Os dados obtidos foram organizados em quadros-síntese e analisados à luz do referencial teórico oferecido por autores que estudam o comportamento do usuário do dicionário (HARTMANN, 2001; HÖFLING, 2000; BOGAARDS, 1996, entre outros); que estudam as relações entre dicionários e a sala de aula de LE (AL-KASIMI, 1977; SUMMERS, 1988, AMRITAVALLI, 1999, entre outros) e que estudam as questões relativas à confecção de dicionários (BORBA, 2003; BIDERMAN, 1997, 1998b, entre outros). Os resultados apontam que os usuários, em geral, não possuem educação lexicográfica, o que faz com que sua consulta aos dicionários seja muitas vezes falha e incompleta. Entretanto, o estudo permite afirmar que tais usuários têm clareza quanto ao que precisam procurar e o que esperam encontrar em um dicionário para aprendizes. Exatamente por isso, a análise desse conjunto de opiniões das diferentes usuários permite compor um quadro de informações essenciais para se repensar a elaboração de dicionários para aprendizes.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

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