|
|
Aluno(a) |
Solange Aranha |
Titulo |
Contribuições para a argumentação da introdução acadêmica |
Orientador(a) |
|
Data |
02/04/2004 |
Resumo |
O objetivo deste trabalho é discutir a proposta de análise de movimentos retóricos, com fins pedagógicos, de swales e feak (1994), para introduções de artigos científicos. O referido modelo é utilizado como ponto de partida para a análise de um corpus composto por 30 introduções da área de biologia. Propõe-se a maior mobilidade dos movimentos dessa proposta, de nível macro-textual, e acrescenta-se a ela a análise da tipologia verbal, baseada nos estudos de lima (1985) com vistas a facilitar o ensino-aprendizagem de estudantes universitários brasileiros. A relação biunívoca entre os marcadores lingüísticos e o propósito comunicativo de cada movimento também foi questionada. Os resultados apontam para a existência da recorrência de movimentos dentro do mesmo propósito comunicativo, da dependência entre m2 e m3 para a realização lingüística da frase que inicia esses movimentos, de padrões frasais pertinentes a determinados propósitos e da presença marcante de introduções híbridas na área da biologia. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|